segunda-feira, 15 de abril de 2013

Explosão (Blow Out) 1981



"Blow Out", de Brian De Palma é uma homenagem ao filme de Michelangelo Antonioni "Blow-Up", misturando-a com elementos de "The Conversation" de Francis Ford Coppola, e, como de costume para De Palma, uma série de outros pontos de referências cinematográficas. O filme de De Palma inequivocamente torce o material de origem, por causa da estética e das preocupações do realizador, tornando-se para o bem ou para o mal, o seu próprio trabalho, separado dos filmes que refaz. Como nas obras predecessoras, Blow Out abre com alguém, inadvertidamente, testemunhando um crime, neste caso, o sonoplasta Jack Terry (John Travolta). Terry está fora até tarde, perto de um lago, a gravar sons para um filme em que está a trabalhar, quando vê - e ouve, e, portanto, regista - rebentar um pneu de um carro, atirando-o para para fora da estrada, para a água. Terry salta para a água e resgata a passageira do carro, Sally (Nancy Allen), embora o motorista já esteja morto. É só depois que Terry percebe que acabou de testemunhar um homícidio, que alguém à espreita na floresta tinha disparado para o pneu, causando o acidente. E é só depois que ele percebe que o homem que morreu no acidente era uma pessoa importante, um potencial candidato presidencial, e que a passageira não era a sua esposa. Terry descobre que amigos e aliados do político estão a pressionar para um encobrimento, para que não se saiba o facto de que Sally estava no carro, e começa a investigar sem saber onde se está a meter.
Blow Out distingue-se dos seus antecessores, mudando a ênfase do processo sobre os aspectos de suspense da história. Em Blow-Up de Antonioni, um fotógrafo leva o que acredita, inicialmente, serem algumas fotos inócuas de um casal num parque, mas com o tempo, examina as fotos e fica obcecado com elas, e começa a acreditar que as imagens escondem um crime. Em O Vigilante, de forma semelhante, Coppola concentrava-se num engenheiro de som que lentamente zera um fragmento de uma conversa gravada que, ele acredita ser sugestivo de uma trama de homicídio que está prevista para ser promulgado em breve. Em ambos os filmes, a ênfase é sobre o lento processo pelo qual estes homens descobrem o que eles acreditam ser a prova decisiva, em última análise, o filme torna-se psicológica e internamente, mais envolvido em nuances de imagens e sons do que factos concretos.
O mistério em Blow Out não é psicológico, e De Palma não deixa dúvidas sobre a sua concretude, desviando-se a partir da perspectiva de Terry para mostrar as acções de Sally e do fotógrafo Manny (Dennis Franz), ou do psicopata Burke (John Lithgow), quem cometeu o verdadeiro crime e que continua a matar para encobri-lo. O resultado é que Blow Out torna-se em mais do que um simples thriller. Curiosamente, onde os filmes que De Palma redesenha levam o público para a subjectividade das experiências dos protagonistas, De Palma consistente permite que o público esteja um passo à frente do protagonista. Mesmo durante a cena do acidente, enquanto Terry corre para saltar para a água, De Palma encena a sequência de um ângulo longo para revelar uma figura sombria de fundo, escondendo-se atrás de Terry e, de seguida, fugindo através de uma ponte na parte superior da moldura.
De Palma poderia sacrificar a intimidade claustrofóbica e psicológica de Blow-Up e The Conversation, mas ganha o impulso da propulsão de um thriller. O filme é tenso, centrado no desempenho casualmente eficaz de Travolta, que realmente tem a sensação de ser um homem comum, inadvertidamente apanhado no meio de uma conspiração que se estende até muito além da sua compreensão. Nas cenas após o acidente, a polícia interroga-o, Terry reage com irritação e confusão quando as perguntas parecem estar conduzindo-o para longe dos factos que realmente aconteceram. As coisas só pioram a partir daí, e da decisão de De Palma para incorporar outros eventos além daqueles que envolvem diretamente Terry, criando a impressão de que o técnico de som é apanhado numa vasta rede de relações obscuras e de violência. 

Link 
Imdb

Sem comentários: