quarta-feira, 24 de abril de 2013

Nostalgia (Nostalghia) 1983


Dirigido por Andrei Tarkovsky e escrito pelo próprio e Tonino Guerra, Nostalghia é a história da viagem do poeta russo Gorchakov a Itália acompanhado por uma tradutora, para pesquisar sobre a vida de um compositor do século 18. O filme é uma exploração do mundo da nostalgia com um homem a encontrar-se num mundo estranho. Interpretado por Oleg Yankovsky, Domiziana Giordano, e Erland Josephson, "Nostalghia" é um filme fascinante ainda que bastante abstrato.
O filme é basicamente a história de um poeta russo chamado Andrei Gorchakov (Oleg Yankovsky) que viaja para Itália para fazer uma pesquisa sobre a vida de um compositor do século 18, mas como ele se encontra ansioso para regressar a casa, é obrigado a lidar com a saudade e a frustração. Viaja com uma tradutora chamada Eugenia (Domiziana Girodando), que se apaixona por ele, mas a relação entre os dois começa a desmoronar-se durante a viagem, sobretudo quando eles vão parar a uma pequena cidade. Nesta pequena cidade, onde Gorchakov faz a sua pesquisa, encontram um estranho louco chamado Domineco (Erland Josephson), que se sente afectado depois de cruzar com Gorchakov. Isso leva Gorchakov a embarcar numa série de sonhos estranhos sobre a sua casa, para onde ele gostaria de regressar.
O argumento escrito por Andrei Tarkovsky e Tonino Guerra é uma exploração do mundo da solidão e da busca por respostas num mundo estranho, como é dito em grande parte a partir da perspectiva de Gorchakov. Como este homem, que tem a intenção de terminar a pesquisa sobre o compositor do século 18, não consegue encontrar as respostas que procura é forçado a olhar para dentro de si mesmo. O argumento não tem uma grande estrutura que é impulsionada principalmente pelo diálogo e a acção, a fim de contar a história deste homem perdido no seu mundo.

A direcção de Tarkovsky tem muito do seu estilo visual único que é preenchido com sequências de longa distância, onde há uma certa lentidão nos close-ups, e um cenário bastante bonito, envolvendo momentos de beleza da natureza. No entanto, o filme também é muito íntimo na obra de Tarkovsky, apresentando uma obra onde a sua câmera está sempre fixa nos três personagens centrais. Uma grande parte do filme passa-se em Itália, com algumas cenas filmadas na Rússia, onde Tarkovsky explora um mundo que é muito diferente da sua terra natal.


Mega
Link
Imdb

Sem comentários: