domingo, 21 de abril de 2013
Andrei Rublev (Andrey Rublyov) 1966
A sequência de abertura abstrata de "Andrei Rublev", de Andrei Tarkovsky, reflecte a tendência mística que flui ao longo do filme: um camponês sobe a bordo de um balão de ar quente primitivo. Ele consegue subir rapidamente na atmosfera, apenas para bater violentamente no chão. Para dissecar cada frame de Andrei Rublev e tentar obter a especificidade da sua anatomia que, não só tem dois volumes, mas o mais importante, é completamente subjetivo. Filmado com um preto e branco austero (excluindo o epílogo), e usando sequências de longa distância, Andrei Rublev é uma jornada visual e cerebral: uma interpretação temática da adaptação da vida de Rublev, uma viagem sobre a existência sombria da Rússia medieval, uma meditação sobre a busca da luz espiritual e artística. Ao contrário do que o título sugere, o filme não é um relato biográfico do ícone do pintor russo. Rublev (Anatoli Solonitsyn) é, na verdade, quase um personagem periférico: um cronista da vida medieval, a tentativa de criar arte religiosa num mundo cruel sem inspiração e uma comunidade. Tarkovsky não está interessado em exaltar Rublev através de sacrifícios extremos, nem grandes actos de bondade. É muito humano: um monge tentado por uma mulher sensual pagã, um artista duvidado sobre as suas habilidades para terminar uma igreja, um cristão que comete um pecado fundamental. Que o trabalho de Rublev sobrevive até hoje é uma prova da sua luta para encontrar a beleza e paz interior no mundo turbulento. É um tema que reaparece ao longo da carreira tragicamente abreviada de Tarkovsky: o homem em relação a, e, como consequência, do seu ambiente.
A existência nómada de Rublev não é apenas uma consequência física do seu trabalho itinerante, mas também uma representação simbólica da sua peregrinação espiritual. Rublev procura a paz interior através da solenidade da sua existência monástica, mas sofre com a incerteza. Historicamente, a turbulência ambiental é representada pelos camponeses hedonistas, rituais pagãos, e ataques tártaros que servem como uma metáfora para a sua própria ambivalência e falência espiritual. Cinematograficamente, Tarkovsky emprega imagens singulares, cíclicas que atravessam espaços exteriores e interiores para simbolizar a interação do homem com o meio ambiente.
Tarkovsky explora - através dos próprios ensaios de Rublev e os julgamentos dos outros - o poder e o sacrifício que acompanha cada artista. Pode-se questionar sobre vários aspectos do filme - (tais como as suas imprecisões históricas, a brutalidade ocasional, a tendência para filosofar, ou o seu estilo difícil) - mas se estas questões forem superadas, não há como negar o seu poder. Tarkovsky, como Rublev, passou por uma transformação. Conseguiu entender claramente o que estava destinado a criar. E ao fazê-lo, ele produziu uma verdadeira obra de arte.
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