segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Príncipe das Trevas (Prince of Darkness) 1987



Quase uma década depois de Halloween, o realizador John Carpenter tentou fazer outro filme sobre a "pura maldade". Um grupo de cientistas reúne-se para tentar decifrar o que de estranho na cidade está a acontecer, quando os esquizofrénicos estão de alguma forma em sintonia. Eles reúnem-se em volta do edifício olhando ameaçadoramente (liderado por um psico Alice Cooper).  Isto por vezes pode não fazer muito sentido, mas é um puro Carpenter, uma tentativa de fazer mais um filme de baixo orçamento que ele controla desde a concepção até a conclusão. E isso diz tudo.
Uma seita secreta de sacerdotes, The Brotherhood of Sleep, com quase 2.000 anos, funcionam como guardiões de um estranho vasilhame nunca tocado por mão humanas. Segundo esta Irmandade, esta é a essência líquida do próprio Satanás. Sentindo que o momento da destruição apocalíptica está a chegar, Loomis implora ao professor Birack para aplicar métodos científicos com o objectivo de descobrir a verdadeira natureza da coisa. O professor monta uma equipa com os seus melhores alunos da pós-graduação para começar uma investigação imediata. Juntam-se à tarefa outros especialistas da universidade, em várias disciplinas científicas e até mesmo línguas antigas. A pesquisa ainda nem começou realmente quando coisas estranhas começam a acontecer dentro e ao redor da igreja...
A história de "O Príncipe das Trevas" consegue ir muito longe. Fala-se da antimatéria, de feixe de transmissões do futuro e de um Jesus extraterrestre que aparece na Terra para alertar a humanidade sobre a vinda do "Anti-Cristo", o pai de Satanás. Para que estas idéias se transformem no equivalente cinematográfico a uma sessão de terror, Carpenter monta um cenário assustador com uma série de emoções equivalentes a filmes de casas mal assombradas. O mal é finalmente liberto e começa a infectar os pesquisadores, um por um. Alguns são "demónios" possuídos enquanto outros são mortos para serem ressuscitados como zombies. Dada a natureza selvagem da história e das situações, Carpenter de forma inteligente depende de um elenco composto por actores de confiança, com quem ele já tinha trabalhado anteriormente.Pleasance, Victor Wong, Dennis Dun, além de Peter Jason, que trabalhava pela primeira vez com Carpenter.
Aqui, o realizador está nitidamente num terreno muito familiar, aumentando habilmente a tensão, se bem que o filme treme um pouco nas cenas principais que envolvem a manifestação física deste "Gás de Satanás '. 

Link 
Imdb

Sem comentários: