terça-feira, 23 de abril de 2013

Tempo de Viagem (Tempo di Viaggio) 1983


Tempo de Viagem, um filme feito para televisão, com uma hora de duração, rouba um fragmento de vida no trabalho do Tarkovsky. Catáloga um verão na longa parceria entre Tarkovsky e Tonino Guerra, que culminou na fuga de Tarkovsky da sua vida na União Soviética, com o filme Nostalghia (1983). Neste filme, um escritor soviético, Andrei Gotchakov (Oleg Yonovsky), compromete-se durante um mês de viagem de pesquisas em  Itália, onde é atacado por uma vaga de saudosismo da sua esposa e do filho, que permanecem na União Soviética. O poder deste filme está no paralelo entre a vida do realizador e do protagonista, uma vez que ambas nos oferecem visões sobre a transformação pessoal, e universal, que Tarkovsky chamou de "o significado do cinema."
De acordo com o seu diário, Tarkovsky chegou a Itália numa primeira viagem de dois meses, um pouco exaltado e nervoso. O cansaço pessoal e profissional preocupavam-no. No ano anterior, ele tinha sofrido um ataque cardíaco, aos 49 anos de idade. Além disso, as autoridades soviéticas não permitiram que a sua esposa e o filho pudessem acompanhá-lo a Itália, uma táctica comum para encorajar os autorizados a viajar para o exterior para regressarem à URSS. Como a sua luta contra os censores soviéticos tinha crescido bastante, ele temia que fosse silenciado como realizador. Ao mesmo tempo, estava a começar a gostar de Itália, a nação que se tornou na sua casa quando desertou da União Soviética, em 1984. 
E foi assim que Tarkovsky e Guerra embarcaram numa viagem cross-country, para encontrar exteriores para o próximo filme, com testes de filmagens a serem executados. O documentário resultante revela o seu processo de colaboração, emergente, não apenas entre dois homens que vêem o mundo através do cinema, mas entre duas culturas. Com os artistas a deslocarem-se entre a varanda e o interior do apartamento de Guerra, em Roma, discutem os locais que possam usar, e sobre a natureza do seu protagonista.
A alquimia desta colaboração é talvez melhor ilustrada quando Tarkovsky sucumbe à irritação. No seu diário italiano, ele entusiasma-se com a beleza natural e arquitectónica de Itália. Mas, quando ele e Guerra se movem de igreja medieval em igreja medieval, a repetição incomoda-o. Guerra exclama que ele não se importa se Tarkovsky esquecer tudo o que ele viu no dia seguinte: eles têm para explorar a motivação de um russo que chegou à Itália por um mês. 

Mega
Link 
Imdb 

Sem comentários: