quinta-feira, 25 de abril de 2013

Dark Star (Dark Star) 1974



A nave espacial Dark Star tem viajado através do vazio escuro do universo durante vinte anos terrestes, e apesar disso serem apenas três anos no espaço, a tripulação ainda se sente como se passassem 20 anos. Podem ser heróis na sua terra natal, fazendo explodir planetas instáveis ​​noutros sistemas solares para tornarem ainda outros planetas habitáveis, ​​nas proximidades, mas na verdade eles estão a ficar aborrecidos com o tédio. Já destruíram dezenove planetas, mas eliminando o vigésimo pode muito bem vir a ser mais complicado do que tinham pensado, por uma variedade de razões. Mas, principalmente, devido ao constrangimento da bomba que eles estão a usar. 
Dark Star foi um exemplo, agora lendário, de como fazer um filme com um orçamento minúsculodistribuí-lo e, pelo menos, torná-lo num sucesso de culto. Começou por ser uma obra do estudante John Carpenter, com cerca de 45 minutos de duração, que quando desistiu levou as filmagens consigo, e o produtor Jack H. Harris ofereceu-lhe dinheiro para expandir a idéia, para algo mais concreto, com mais tempo de duração. Nos anos setenta começou a ser exibido em sessões da meia-noite, foi neste circuito que o filme ganhou aprovação e um número crescente de fãs, talvez por causa das suas alusões ao filme de Stanley Kubrick "2001: Uma Odisseia no Espaço". Embora o filme se movimentasse mais perto do ambiente de "Dr. Strangelove" com a sua colecção de personagens trapalhonas e sarcásticas. 
Por ser um filme de baixo orçamento, várias tarefas foram dadas a John Carpenter,  que co-escreveu, dirigiu, editou, co-produziu e compôs a música, além de ter dobrado a voz de Talby (um dos personagens principais), já que o sotaque de Dre Pahich era muito difícil de se perceber. Da mesma forma, Dan O'Bannon, além de ter co-escrito também ficou com um dos papéis principais, além de ter ajudado na montagem, cenografia, sendo também sido responsável pelos efeitos visuais que, devido ao baixo orçamento, são um tributo à improvisação e à criatividade .
Com todos estes valores de produção baixos e
efeitos pouco especiais, Dark Star destaca-se como um dos clássicos da ficção científica, e deve ser visto por todos os fãs do género.

Link 
Imdb 

1 comentário:

Jorge Teixeira disse...

Por acaso vi-o há pouco tempo, pela primeira vez - é um exercício interessante e curioso por parte de Carpenter. Bom destaque.

Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo