domingo, 28 de abril de 2013

Starman - O Homem das Estrelas (Starman) 1984



Uma raça extraterreste intercepta uma sonda espacial descrevendo a Terra, convidando outros povos para a visitar. Estes aliens aceitam a oferta, enviam um da sua raça para conhecer o nosso planeta. O enviado do exterior chega à terra, e despenha-se no interior dos Estados Unidos. Usando o DNA encontrado num cabelo que se encontrava num livro de fotos de uma mulher (Karen Allen), ele transforma-se num homem muito semelhante ao seu marido morto (Jeff Bridges). Agora, deve chegar a um ponto de encontro no Arizona para voltar para a nave-mãe antes de morrer, mas a SETA e o FBI sabem que ele se encontra na terra, e querem captura-lo. O alien não tem outra hipótese senão raptar a mulher para esta poder ajudá-lo.
O filme lida com muitas questões sociais dificeis de lidar. Os seres humanos temem o que não conhecem, e encontram no desconhecido potencialmente como prejudicial. Nós procuramos o desconhecido, mas também o medo dele e não conseguimos entender as consequências, além de esperarmos sempre o pior. É este foco que o filme explora. Ao longo do filme, os humanos não conseguem entender a razão para a visita do Starman para a terra, e ele tem dificuldade em entender o idioma Inglês e o que sabe sobre nós foi a partir do registro no satélite.
"Starman" tem um óptimo argumento, bem trabalhado e com um muito bom desenvolvimento de personagens. Os argumentistas Bruce Evans e Raynold Gideon criam um argumento e uma história que jogam com as emoções das pessoas, além de todas as questões sociais e éticas que trás para a mesa, é também um filme sobre a esperança e o amor.

É dos filmes menos amados de Carpenter, pelo menos desta fase inicial. Apesar de ser uma obra de ficção ciêntifica, afasta-se muito do habitual teor do realizador, que normalmente anda à volta do filme de terror, e aqui concentra-se numa história de amor. Aparte isso, é uma obra bastante interessante, peca pelas semelhanças que tem com "ET - O Extra-Terreste" de Spielberg, que tinha sido lançado dois anos antes, mas a grande interpretação de Jeff Bridges valeu-lhe uma nomeação para os Óscares, que nesse ano fugiu para F. Murray Abraham, em "Amadeus".

Link
Imdb

Sem comentários: