terça-feira, 26 de novembro de 2019

The Plague of the Zombies (The Plague of the Zombies) 1966

Jovens trabalhadores estão a morrer por causa de uma misteriosa epidemia numa pequena vila da Cornualha. O doutor Tompson está desamparado e pede ajuda ao professor James Forbes. O professor e a filha chegam, e coisas terríveis começam a acontecer, para lá da imaginação e da realidade. De repente, os mortos começam a viver de novo, e o professor Forbes acredita que magia negra esteja envolvida, e alguém com um poder extraordinário estela por trás disto...
O realizador John Gilling tem um lugar especial no coração dos fãs da Hammer, principalmente por causa de dois filmes consecutivos lançados em 1966, "The Plague of the Zombies" e "The Reptile", que podem ser visto como dois filmes irmãos estilisticamente, pois partilham cenários, exteriores, e ambos têm a mesma estrutura básica (um estranho que investiga acontecimentos estranhos na tranquila cidade da Cornualha, em que um amigo ou parente é, ou era, residente). Ao vê-los juntos o espectador verá ainda mais semelhanças. 
"The Plague of the Zombies" é um filme de terror atmosférico da Hammer que diverge bastante das versões bem sucedidas dos monstros clássicos da Universal no território dos Zombies, um género que ainda não tinha recebido a sua infusão de sangue novo com o clássico de Romero "The Night of the Living Dead", que só estrearia dois anos depois. O incrível argumento de Peter Bryan, que deve muito a "White Zombie" (1932), tem um interessante subtexto sobre as diferenças entre a aristocracia britânica e a classe trabalhadora explorada, mas o filme não é uma alegoria política, mas sim mas sim uma obra de terror atmosférico, das melhores que a Hammer fez. 

Link
Imdb

Sem comentários: