sábado, 2 de novembro de 2019

O Abominável Homem das Neves (The Abominable Snowman) 1957

O dr. John Rollason é um antropólogo que estuda nos himalaias e também um ex-alpinista que sofreu um acidente que o deixou inactivo desde então. Quando uma equipa americana de exploradores chega e quer que ele participe na sua jornada pelas montanhas, ele não consegue resistir e ignora até os conselhos da sua esposa para ficar para trás. O objectivo do grupo é encontrar o lendário Yeti, conhecido como o Lendário Homem das Neves,  e as tensões começam a aumentar quando são reveladas as tensões díspares dos membros da expedição.
"O Abominável Homem das Neves" não é o filme de monstros que esperam encontrar. Em vez disso é mais um conto de paranoia e ganancia a maior parte do tempo. Antes de encontrarem a criatura do título os nossos heróis vão ter de lutar contra uns bandidos locais e contra eles próprios. Funciona mais como um filme de aventuras fantástico, do que propriamente um filme de terror, onde somos levados a locais exóticos e com várias sequências de acção interessantes.
E isto não seria de estranhar dada a equipa por detrás do filme. Val Guest, Nigel Kneale, equipa de quem já tínhamos visto "The Quatermass Experiment" logo no ínicio deste ciclo, e que também não é propriamente um filme de terror da Hammer, mas que serviu para abrir as portas ao cinema fantástico da produtora. O argumento era baseado numa história chamada "The Creature", também da autoria de Kneale, e aproveitava um actor do mais recente sucesso da Hammer, "The Curse of Frankenstein". Era Peter Cushing, que aparece aqui no papel do antropólogo John Rollason.
Embora a Hammer seja mais conhecida pelas franquias de terror, este filme é um bom esforço, que fica um pouco isolado nas criações da produtora, mas que merece ser visto.

Link
Imdb

Sem comentários: