domingo, 3 de novembro de 2019

O Horror de Drácula (Drácula) 1958

Depois de Jonathan Harker, um caçador de vampiros, atacar Drácula no seu castelo, e falhar o seu objectivo, o vampiro viaja para uma cidade próxima onde poderá caçar a família da noiva de Harker. O único que pode ser capaz de protegê-los é o Dr. Van Helsing, amigo de Harker e colega caçador de vampiros, que está determinado a deter Drácula a qualquer custo.
Estreado em 1958, em todo o mundo como "Horror of Drácula", e no Reino Unido simplesmente como "Drácula", seria o primeiro de uma longa série de filmes da Hammer com a criação imortal de Bram Stoker como centro da acção. Interpretado pela mesma dupla de actores que havia feito em "The Curse of Frankenstein", Peter Cushing e Christopher Lee, e realizado pelo mesmo homem que o filme anterior, Terence Fisher, estava claro que este trio iria ser um trio de peso no universo Hammeriano, e realmente foi. "Horror de Drácula" transporta o conde do universo gótico a preto e branco da Universal para um mundo fantasticamente realizado, cheio de côr de energia.
Muitos dos elementos familiares do livro e do filme de 1931 são encontrados aqui, mas outros são drasticamente alterados. O filme começa com Harker previsivelmente a chegar ao castelo do conde, no entanto, em vez de ser um advogado, é um caçador de vampiros disfarçado de bibliotecário. Em minutos o personagem revela as suas intenções de destruir Drácula, mas os seus planos falham e acaba nas garras do conde, mas não antes de matar a noiva de Drácula. O vampiro irá assim mover-se por vingança, ao contrário do filme da Universal.
Logo depois somos introduzidos ao verdadeiro herói do filme, Van Helsing, o mítico caçador de vampiros interpretado por Peter Cushing, e o filme irá tornar-se num duelo entre este e o Conde Vampiro, interpretado soberbamente por Christopher Lee. Em "Revenge of Frankenstein", do ano anterior, eles eram o criador do monstro e o próprio monstro, aqui passariam a ser O Vampiro e o caçador de Vampiros. A Lee era dado um papel mais central, como vilão, ao qual ele daria uma entrega excepcional, tornando-se talvez o Drácula mais bem sucedido da história.
Por varias razões, o filme tornou-se uma referência para os fãs do cinema de terror. Apesar de ser visto de uma forma diferente nos dias de hoje, os tons sexuais e a violência gráfica foram considerados chocantes para a altura em que estreou. Não é por acaso que este é o Drácula mais sinistro e animalesco, mas também o mais sexualmente carregado, principalmente porque a contaminação dos inocentes era um dos maiores medos daquela época. 

Link
Imdb  

Sem comentários: