quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Nightmare (Nightmare) 1964

Janet é uma jovem aluna de uma escola particular. As suas noites são perturbadas por sonhos horríveis em que vê a sua mãe, que na verdade está trancada num manicómio, a assombra-la. Expulsa por causa dos pesadelos persistentes, é enviada para casa, onde os pesadelos continuam. 
Escrito por Jimmy Sangster, esta foi mais uma tentativa da Hammer de imitar o sucesso de "Psycho", ou melhor, pegar nessa história sinistra e inspirar-se no filme que inspirou Alfred Hitchcock, "Les Diaboliques," um thriller francês que era imensamente influente na sua época.
Freddie Francis realiza aqui o seu segundo filme para a produtora, uma obra pouco conhecida comparada com os mais famosos filmes de monstros, e poucas vezes vista. Apesar de não ser um filme de terror, é parecido com os filmes de monstros, em grande parte porque a primeira metade do filme tem um tom muito parecido com o melhor de gótico que a Hammer fazia, principalmente porque a razão principal porque a jovem protagonista está fragilizada é porque está a ser assombrada. Mas é aqui que o argumento de "Nightmare" dá uma súbita guinada levando-nos para território imprevisível. 
Com um jovem Jennie Linden no papel de protagonista, a estrear-se aqui no mundo do cinema. Ao longo da sua carreira viria a trabalhar praticamente só em televisão.

Link
Imdb

Sem comentários: