sábado, 2 de novembro de 2019

O Inimigo do Espaço (Quatermass 2) 1957

O Professor Quatermass anda a tentar obter apoio para o seu projecto de colonizar a Lua, e anda intrigado com os traços misteriosos que andam a aparecer no seu radar. Será uma chuva de meteoritos? Segue-os até ao local onde eles deveriam aterrar e começa a investigar, e o que irá descobrir será totalmente inesperado.
A Hammer só seria conhecida como hoje a conhecemos, como uma produtora de filmes de terror gótico, a partir do segundo filme da saga de Frankenstein e do primeiro do franchise de Drácula, que abriram caminho para dezenas de filmes em tons góticos a partir de 1958. Antes disso havia Quatermass, o filme de Val Guest que trazia tanto à baila tanto a Guerra Fria como a histeria OVNI. Este era um tema que já era proeminente no cinema norte-americano dos anos cinquenta, como já tínhamos visto num ciclo anterior deste blog. O filme de Val Guest de 1955, "the Quatermass Xperiment" era o filme de monstros da década de 50 do cinema britânico. Muito longe da estética que seria reconhecida pela Hammer, mas que se tornou um sucesso incrível, tirando a produtora da quase bancarrota. 
Não seria assim de estranhar que surgisse uma sequela. "Quatermass 2", foi assim chamado. Uma sequela directa que trazia a mesma equipa que o primeiro: Val Guest na realização, Nigel Kneale no argumento, e mais uma vez o americano Brian Donlevy no papel do protagonista. Este segundo filme é mesmo tão eficaz como o primeiro, sendo uma das primeiras vezes que uma sequela é directamente indicada com o número 2, e vai encontrar Quatermass a lutar contra o horror verdadeiramente monolítico da burocracia do governo, e contra uma invasão espacial. 
"Quatermass 2" foi algumas vezes comparado a "Invasion of the body Snatchers"(1956),  e é um bom exemplo de como fazer um filme de paranoia espacial: o espectador vai descobrindo a verdade gradualmente, ao lado do protagonista, com a ironia dramática a espreitar lentamente à distância, enquanto que os outros personagens se recusam a enfrentar a realidade.

Link
Imdb

Sem comentários: