quarta-feira, 13 de novembro de 2019

O Sabor do Medo (Taste of Fear) 1961

Penny (Susan Strasberg) é uma jovem que se move numa cadeira de rodas, e que regressa a casa do seu pai rico pela primeira vez em 10 anos, para ser informada pela sua nova esposa (Ann Todd) que ele saíu repentinamente numa viagem de negócios. Quando ela começa a ver o corpo do pai a aparecer pela propriedade começa a pensar que está a ficar louca, e pede ajuda ao motorista da família (Ronald Lewis) para resolver o mistério.
"Taste of Fear" (inexplicavelmente intitulado de "Scream of Fear" nos Estados Unidos"), foi o primeiro a que o produtor e gerente da Hammer, James Carreras, chamou de "mini-Hitchcocks", uma série de filmes de bastante sucesso que tentaram explorar o sucesso de "Psycho", em 1960, série essa que iremos acompanhar, em parte, ao longo deste ciclo, embora este filme deve-se mais a "Les Diaboliques", de Clouzot, do que propriamente ao filme de Hitchcock. Escrito pelo prolifico argumentista Jimmy Sangster, inicialmente escrito para outro produtor, por estar cansado de escrever terror gótico, área onde vinha a trabalhar desde "The Curse of Frankenstein", mas o argumento acabaria por voltar para a Hammer, que o produziu, com o realizador Seth Holt atrás das câmaras. 
"Taste of Fear" é um dos melhores thrillers psicológicos da Hammer, em parte por não ter sido feito a seguir uma fórmula. Começa com um estratagema audacioso de Sangster, que não se torna óbvio até ao final do filme. Mostra-nos claramente a resposta para o mistério, mas não temos informações adicionais para o perceber até quase ao último minuto. No final do filme descobrimos que quase tudo o que descobrimos ao longo dos 78 minutos não é o que parece. 
Será uma delícia para os fãs de terror "old school", não o dos monstros e vampiros, mas aquele que tem o poder de sugerir mas não mostrar. Christopher Lee, que também tem uma participação, considerou-o o seu filme preferido da Hammer.

Link
Imdb

Sem comentários: