segunda-feira, 1 de julho de 2013

Ascenção (Voskhozhdeniye) 1977



Quarto e último filme de Larisa Shepitko, Ascenção (Voskhozhdeniye), é uma jornada sombria através da paisagem congelada da Bielo-rússia, durante a Segunda Guerra Mundial. Situado no pequeno país europeu oriental a norte da Ucrânia, detalha os estragos que o seu povo sofreu com a invasão alemã e a sua perseverança em face da crise e tragédia.
Dois jovens soldados rompem com o seu pelotão para encontrar comida para os civis que escoltam para o próximo acampamento seguro. Rybak (Vladimir Gostyukhin) é um soldado grisalho que fala como um veterano, enquanto o companheiro, Sotnikov (Boris Plotnikov), é ainda jovem, de cabelos louros, e aparentemente com pouca profundidade. À medida que caminham através do deserto de neve, encontram colaboradores, pistoleiros inimigos e pessoas inocentes, e cada um destes encontros acabará por ter as suas consequências. Sotnikov leva um tiro na perna, e a busca por um abrigo para descongelar e recuperar empurra-os para mais longe da sua meta.
Dada a alusão bíblica, "Ascensão" poderia ser visto como um filme bastante subversivo. Ficamos sempre espantados como cineastas russos foram capazes de fazer passar as suas mensagens passando os censores comunistas. A um certo nível, "A Ascenção" afirma a luta do proletariado contra um mundo corrupto, mas como os épicos históricos de Eisenstein, o que pode parecer retórica pró-soviética poderia também ser lido como uma subtil acusação do mesmo. Substitua os nazistas com os agentes stalinistas, e a mensagem contra a colaboração com o inimigo não é tão "vermelha", como à primeira vista poderia sugerir. 
A luta dos dois homens para sobreviver, e a viagem a que se comprometem também faz lembrar a obra de Andrzej Wajda. Como Wajda, Larisa Shepitko está interessada em como estas situações extremas de guerra afectam o indivíduo. Assim como em "Wings", a câmera está constantemente a procurar a humanidade nos seus personagens, independentemente de quão vil eles sejam. Mesmo Portnov recebe dois muitos remanescentes close-ups, em silêncio, contemplando as suas acções, emolduradas apenas pela sua consciência. Os personagens são, obviamente, mais importantes para ela do que a acção de um típico filme de guerra. A única verdadeira luta é mostrada no início do filme, obscurecida pelos créditos de abertura, enquanto não há nada para atrapalhar nas cenas finais, em cada um dos condenados fica um último olhar para a câmera. Shepitko mostra-os como estando fortes, sem quebrarem e nem mesmo pestanejar. No final, gritos de angústia, soando tão tristes e inúteis, como tudo o que aconteceu até aquele ponto.
"Ascenção" tornou-se numa sensação internacional quando foi lançado, ganhando o Urso de Ouro no Festival de Berlim em 1977. Infelizmente, seria o último projeto concluído de Larisa Shepitko. Ela morreu em 1979 num acidente de carro a caminho do cenário do que seria o seu próximo filme. Embora não se destinasse a ser uma declaração cinematográfica final, "Ascenção" ergue-se como tal.
Larisa Shepitko era casada com o cineasta soviético Elem Klimov.

Link
Imdb

Sem comentários: