domingo, 7 de julho de 2013

Cidade em Pânico (Wolfen) 1981



Albert Finney tem o papel principal como Dewey Wilson, um aposentado detetive de Nova York que regressa ao trabalho para desvendar o mistério por trás de uma série de assassinatos macabros na área, com os mais recentes, a serem do casal obscenamente rico, Christopher e Pauline van der Veer. Devido à natureza complexa dos crimes, Wilson contrata alguns especialistas para auxiliá-lo na forma de uma especialista em terrorismo (Diane Verona), um técnico de necrotério (Gregory Hines) e um zoólogo excêntrico (Tom Noonan).
Wolfen é um thriller que não se encaixa facilmente num género definido. É visto principalmente como um filme de terror, mas à medida que o mistério sobre o que está por trás dos assassinatos se desenvolve, o suspense e os elementos de fantasia começam a assumir o papel principal. Embora o gore do filme não seja excessivo, gerado principalmente por descrições gráficas dos eventos, isto tem o efeito de tornar o filme um pouco mais enervante.
"Wolfen" foi a primeira das obras do romancista Whitley Strieber a ser filmada na década de oitenta (as outras são "The Hunger" e "Communion"), e providenciou a Michael Wadleigh material suficiente para formar uma película de terror sólida, mais sobre a deterioração urbana , utilizando-se da situação dos lobos para explorar o abuso e a dizimação da cultura nativa americana e a grande decadência urbana da cidade. O mais conhecido filme de Wadleigh é o épico-concerto seminal "Woodstock", e apesar de um cineasta experiente, a sua carreira já escassa parou depois de "Wolfen", que passou por alguns problemas graves nos meandros da produção, por causa das principais diferenças criativas.
O filme foi lançado em Julho de 1981, entre dois grandes filmes de lobisomens, "The Howling" e "Um Lobisomem Americano em Londres", e é uma obra que não fica nada atrás dos dois filmes mencionados, mas infelizmente passou um pouco ao lado em termos de popularidade, e hoje em dia é uma obra quase esquecida. Hoje é aqui recuperada para quem quiser conhecer, ou rever.
  
 Link 
Imdb

Sem comentários: