sábado, 6 de julho de 2013

Permanent Vacation (Permanent Vacation) 1980




Aloysious Parker (Chris Parker) é um rebelde sem causa apaixonado por Chet Baker. Não estuda, não trabalha, vive de um lado para outro, sem rumo e conhecendo pessoas iguais a ele. Permanent Vacation acompanha a rotina do jovem Aloysious durante quase três dias. Esta personagem foi parcialmente baseada no actor Chris Parker, cuja vida pessoal é muito semelhante, inclusive o nome foi criado pelo próprio actor e os diálogos foram retirados de gravações que Jarmusch fez com ele enquanto escreviam o argumento.
Feito por apenas US $15.000, Permanent Vacation lançou a carreira não só de Jim Jarmusch (que ganhou o prémio Josef von Sternberg no Festival de Cinema de Mannheim-Heidelberg), mas também do seu director de fotografia Tom DiCillo, cuja própria estreia como realizador seria Johnny Suede (1991). Permanent Vacation, por vezes mostra bem o seu baixo orçamento, especialmente na gravação do som nos exteriores, francamente terrível, em algumas das cenas em que Allie é mostrado a vaguear pelas ruas, e até mesmo na duração modesta que parece esticar nas costuras - mas a visão de DiCillo da Big Apple é simplesmente deslumbrante, enquanto o argumento de Jarmusch mostra uma sofisticação para de um cineasta iniciante. 
Quando o aluno Jim Jarmusch submeteu Permanent Vacation como a sua tese final no Tisch Film School da Universidade de Nova York, que foi rejeitada por ser "uma perda de tempo" -, mas suspeita-se que os juízes podem ter confundido o filme com o personagem principal. Permanent Vacation pode deslocar-se e serpentear como o protagonista, viajando de um lado para o outro, com uma aparente falta de rumo, mas, na verdade, ao contrário de Allie, o filme é um romance maduro e estruturado, com alusões evocativas e absurdos existenciais que marcam trabalhos posteriores da obra de Jarmusch.
O filme tornou-se de culto nos anos 80 pelas excelentes interpretações e a atmosfera decadente do pós-punk que Jarmusch conseguiu recriar.

Link 
Imdb 

Sem comentários: