quarta-feira, 3 de julho de 2013

Peça Incompleta para Piano Mecânico (Neokonchennaya Pyesa Dlya Mekhanicheskogo Pianino) 1977



No início do século XX, a família e os amigos reúnem-se na casa de campo da viúva de um general, Anna Petrovna. Sofia, a nova esposa de enteado de Anna, reconhece Misha, o cunhado de um dos admiradores da viúva: alguns anos antes, eles tinham sido amantes idealistas e agora ela não consegue acreditar que ele tenha resolvido fica com uma mulher do campo, e um emprego como professor. No meio de jogos de salão e conversa fiada dos direitos das mulheres e as capacidades dos camponeses, Sofia e Misha reacendem o seu amor. Será que eles vão abandonar as convenções, a família e fugir para alcançarem os sonhos perdidos? A ajuda vem de um sitio inesperado.
Evocando o tenor de uma tragédia cómica de Anton Chekhov (o argumento foi inspirado a partir de obras obras suas, incluindo a inacabada "Platonov"), "Peça Incompleta para Piano Mecânico" é uma articulação elegante, pungente, e compassiva de decepção pessoal , a mediocridade, a resignação emocional, e o arrependimento. Nikita Mikhalkov mantém o formalismo e a insularidade de um drama teatral e integra elementos neoexpressionistas de contrastantes mise-en-scenes (particularmente nos espaços interiores e exteriores) e iluminação estilizada que simbolicamente reflete as crises emocionais que existem sobre as conversas educadas, anedóticas e abstrações filosóficas de uma classe privilegiada socialmente irrelevante, narcisista.
No final, Mikhalkov apresenta o crepúsculo de uma cultura obsoleta através de uma perspicácia Chekhoviana entrelaçamento momentos de humor, sentimento e nostalgia, e, no processo, criando um retrato atemporal, do universal e profundamente humanista perdão, a reconciliação e a aceitação da fragilidade humana . 

Link
Imdb

3 comentários:

Micaela Bubakova disse...

Chico, ainda tens este? foi-se!

My One Thousand Movies disse...

tenho, a ver se recupero o link...

Alexandre Mourão disse...

Dá para recuperar este link, Chico?