quinta-feira, 18 de julho de 2013

Os Commitments (The Commitments) 1991



Tem havido muito poucos filmes sobre bandas novas. Do mundo alternativo de "BackBeat" aos one hit wonder de "That Thing You Do!". Mas nem mesmo "This is Spinal Tap" pode reivindicar a estranheza de uma banda irlandesa branca a tocar com o coração a Soul Music. Isso é o que acontece com The Commitments.
A história de "The Commitments" não é rara. Ponhamos de lado a soul music, e é a história de qualquer banda. A banda é formada, composta por alguns amigos e alguns rostos recém-contratados. Os músicos esforçam-se para conseguir um espectáculo. Uma vez que alguns shows acontecem e a sua música é ouvida, a banda ou começa a ter sucesso ou começa a caír em desgraça. Esta é a história de The Commitments, a banda mais trabalhadora do mundo.
Os elementos dos "
The Commitments" são muito diferentes uns dos outros. O único ponto em comum entre a banda parece ser um amor pela música, e o desejo de usar a música para escapar ao mundo sombrio que os rodeia. Composta por um guitarrista e um baixista que começam o filme a tocar em casamentos, um vocalista que é descoberto através do seu comportamento num desses casamentos, uma pianista que estuda para ser um médica, um baterista inteligente, e um trompetista que afirma ter uma vida de experiências com músicos da soul, e todos são gerenciados por um jovem com sonhos e ambições, que se entrevista a si próprio em voz alta, sempre que está sozinho.
Com toda a seriedade, o filme transpõe a alma da soul music incrivelmente bem. Usando uma mistura de Motown mainstream e canções menos populares com alma, e a música bluesy pinta a atmosfera das ruas de Dublin. As imagens do filme combinam com o humor da música. As ruas de Dublin são percorridas, com as ruínas de edifícios e as suas pessoas sujas. É-nos dito no filme "Os irlandeses são os negros da Europa, Dubliners são os negros da Irlanda, e North Side Dubliners são os negros de Dublin." Isto é tão claro no que vemos no ecrã, pois é nesse linha segue o filme.
O realizador Alan Parker também é a força criativa por trás de "Fame" e "Pink Floyd The Wall", por isso é sem qualquer surpresa que ele constrói um filme tão forte musicalmente, como The Commitments. É uma pena que a maioria do elenco seja de desconhecidos, que praticamente desapareceram na obscuridade depois de The Commitments. Isso é compreensível, uma vez que é sabido que Parker fez este filme com verdadeiros músicos irlandeses, tentando tirar personagens dos seus actores amadores. O único elemento conhecido do elenco é Colm Meany, que interpreta um pai que adora Elvis Presley.

Link  
Imdb

1 comentário:

manue disse...

há mais uma actriz conhecida, que entra em bastantes filmes e séries (por exemplo downton abbey, que é a Maria Doyle Kennedy (uma das commitmentits lol)