quarta-feira, 17 de julho de 2013

A Última Valsa (The Last Waltz) 1978



The Last Waltz narra o último concerto do grupo altamente influente e versátil, The Band, em San Francisco, em 1976. Talvez, hoje, seja mais famoso entre os fãs do cinema por ser um documentário de Martin Scorsese (Taxi Driver, O Rei da Comédia), do que é para a própria banda, mas uma vez que o filme começa, é provável que esqueçamos rapidamente o realizador e nos emocionemos com o som de uma das principais bandas ao vivo dos anos 70. Nem sequer temos de nos estar familiarizados com a banda para apreciar o filme, como participações especiais de alguns pesos pesados da musica, juntando-se ao grupo estrelas como Bob Dylan, Eric Clapton, Joni Mitchell, Neil Young, Neil Diamond, Ronnie Hawkins, Muddy Waters, e muitos outros.
As palavras iniciais do filme imploram-nos para aumentarmos o volume, e por boas razões. Todos os sons são perfeitamente capturados, e este é provavelmente um dos melhores filmes concertos já vistos. Mesmo assim, o som não é mesmo a melhor parte, pois o visual é ainda mais impressionante, com sequências bem editadas que nunca deixam de faltar algumas acções importantes. A fotografia é sumptuosa, seja no concerto ao vivo ou fora do palco, com movimentos de câmera e transições suaves que acentuam o humor e a sensação de cada uma das músicas é muito boa.
Entre as performances ao vivo estão trechos de entrevistas entre Scorsese e os The Band, onde eles discutem a sua história juntos, os seus pensamentos sobre a indústria da música, bem como o que inspirou a passar tantos anos na estrada juntos fazendo o que eles fazem.

Link
Imdb

Sem comentários: