domingo, 21 de julho de 2013

The Italian Connection (La Mala Ordina) 1972



O argumento é bastante simples. Dois hitmen americanos (Henry Silva e Woody Strode) são enviados para Milão por um chefe da máfia americana para matar Luca Canali (Mario Adorf), um chulo e ex-gangster de baixo nível. Aos dois assassinos é-lhes dito para matá-lo com brutalidade e publicamente, a fim de enviar uma mensagem para outras pessoas. Também lhes é dito para deixarem o corpo de modo a causar uma impressão que tenha sido o gang de Don Vito Tressoldi (Adolfo Celi), aliado ostensivo do seu chefe, que não tem a confiança dos seus parceiros em Nova York. Os assassinos mostram-se em Milão e começam a caça com a ajuda de Don Tressoldi e um guia local, mas Luca Canali não é tão fácil de capturar como todos esperam ...
Ultra-violência, perseguições de carro, a música, a moda incompreensível dos anos 70, e bigodes farfalhudos são a norma. Infelizmente, o filme sofre das mesmas falhas do que o cinema de género italiano em geral - argumento pobre, diálogo e caracterização, e os personagens se comportam como um giallo-fashion, como manequins de madeira, completos idiotas, assassinos violentos. "La Mala Ordina" não está inteiramente livre desses problemas, mas é a cabeça e o corpo, acima da maioria dos seus pares.
O principal elemento deste filme é Luca Canali, the Man. Luca, um operador menor numa situação má, é interpretado por um Mario Adorf, maior do que a vida. Esqueçam o realismo, este é o chulo que todos adoram, tratando dos negócios e tentando proteger a sua ex-mulher e a filha. É impossível não gostar de Luca. Adorf tem uma presença física incrível - ele precorre o filme como um urso ferido, com uma mandíbula gigante cheia de enormes dentes brancos. Luca só quer dar-se bem com toda a gente, mas quando tem de lutar pela vida, vai provar que é um osso duro de roer. Obviamente, o personagem é um absurdo, mas Adorf tem carisma, e vamos torcer por ele.
Henry Silva e Woody Strode fazem uma excelente equipa como os assassinos, e proporcionam grandes antagonismos. Ambos são veteranos do cinema italiano e Di Leo consegue tirar o melhor proveito deles. Strode tinha quase 60 anos, mas exala um poder silencioso, enquanto Silva desempenha uma personagem desprezível. O filme deixa claro que o personagem de Strode sabe que o de Silva é um idiota, mas é profissional demais para arrastar o problema para outro nível. 
Estas duas personagens, de Silva e Strode, assim como todos os filmes do poliziotteschi em geral, foram uma grande influência para Tarantino em "Pulp Fiction". É impossível vermos este filme, e não vermos alí retratadas as personagens de Travolta e Samuel L. Jackson.

Link 
Imdb 

Sem comentários: