segunda-feira, 22 de julho de 2013

The Violent Four (Banditi a Milano) 1968



Excelente docu-drama da década de 60, sobre um notável assalto a um banco, em Milão, não é bem um poliziottescho mas um sólido filme sobre o crime, que funciona como um soco político. A sua montagem irregular e a emocionante realização de Carlo Lizzani, ajudada pelo excelente o desempenho de Gian Maria Volonté como o sociopata líder de um gang. É quase tão surpreendente como ver Tomas Milian interpretar o comissário da polícia de Milão. A montagem do roubo insano, a perseguição e as mortes sem sentido que se seguem, são tão emocionantes como a acção quando ela explode.
Antecipando o boom dos filmes policiais italianos, "Banditi a Milano" tem uma aparência diferente dos típicos poliziotto dos anos 70, com Lizzani a tomar o filme como um documentário para a abordagem do tema - uma reconstrução de um assalto real, que tornou o centro de Milão numa pista de corrida.
Ao mesmo tempo, Lizzani é cuidadoso para não nos deixar esquecer que estamos a assistir a um filme, e vemos isso logo no quadro de congelamento de abertura, que mostra um dos bandidos em fuga e, de seguida, apresenta a sua captura por uma multidão enfurecida, ou o mais tarde -, mas cronologicamente antes - numa cena em que os assaltantes tentam convencer um transeunte curioso que um comercial está a ser filmado no interior do banco, que não está a ser roubado de verdade. 

O filme tem uma estrutura curiosa, começando com 10 minutos de pequenas vinhetas que, além de introduzir o chefe de polícia interpretado por Tomas Milian, dão um retrato caleidoscópico do crime e da cidade. 
O cérebro por trás da quadrilha, que fez cerca de 17 assaltos a bancos nos anos anteriores é Cavallero, interpretado por Gian Maria Volonté. Um estrategista afiado que não deixa nada ao acaso e beneficia da emoção do roubo, tanto como o dinheiro que ele trás, é carismático, megalomaníaco e tem um gosto pela literatura existencialista e a história militar. 
Legendas em inglês. 

Link
Imdb

Sem comentários: