segunda-feira, 8 de julho de 2013

Sangue por Sangue (Blood Simple) 1984



Blood Simple, o filme de estreia dos irmãos Joel e Ethan Coen, não envelheceu um pouco depois das quase três décadas desde que foi lançado pela primeira vez. Tenso, cheio de suspense, bem escrito e soberbamente dirigido com um senso astuto de humor negro, é um filme noir deliciosamente perverso dada uma tendência moderna,  e passado  nas planícies abertas da região central do Texas. Onde o mal, a culpa e o desejo descarado inflamaram nas claustrofóbicas paisagens dos films noir dos anos 40, aqui passados em bares à beira da estrada, e em longos caminhos de estradas vazias. Os principais ingredientes de um thriller de homicídio noir-ish estão todos aqui, ou seja, emoções intensas e a vontade de matar por causa dessas emoções, e o enredo é devidamente construído para manter os personagens na tela sem saber o que realmente está a acontecer, até ao final escaldante do filme.
A história diz respeito ao esprezível titular de um bar, Julian Marty (Dan Hedaya), cuja jovem esposa, Abby (Frances McDormand), começou um caso com um de seus empregados, Ray (John Getz). Marty contrata, um investigador privado igualmente desprezível, Loren Visser (M. Emmet Walsh), para segui-los e entregar a prova de que eles são amantes. Mas, Marty não fica por aí. Ele é tão ciumento e amargurado que depois da esposa o traír, pede que Visser a mate, assim como a Ray. Visser pondera sobre isto por alguns instantes, e de seguida, diz a Marty para partir numa viagem de pesca por alguns dias, e ele o chamará quando a acção for feita.
Isto é apenas a montagem, porque o filme, então, segue estes quatro personagens que vão ficando atolados em mal-entendidos, suposições incorretas, duplas traições, e meias verdades. É o tipo de filme onde as vítimas de homicídio nem sempre estão tão mortas como parecem, e com a pessoa errada passa uma noite inteira arriscando a vida para encobrir um crime que nem sequer cometeu. O filme funciona tão bem porque os irmãos Coen montam tudo com muito cuidado nos momentos iniciais. Uma conversa entre Ray e Marty parece ser apenas um momento de superioridade masculina, com o marido abandonado a ficar cara a cara com o amante da esposa, mas o diálogo é fundamental no estabelecimento, não só da razão de Ray para encobrir o que ele acha que é um crime cometido por Abby, mas também pela sua não total confiança nela.  
Embora "Blood Simple" seja o seu primeiro filme, fica prontamente evidente desde o início que os irmãos Coen são cineastas magistrais com uma visão única e uma vontade de experimentar. "Blood Simple" é muito mais uma homenagem ao filme noir a preto-e-branco dos anos 1940 e 50, assim como os romances de detetives de Dashiell Hammett e Raymond Chandler, com um pouco do sadismo astuto de Alfred Hitchcock balanceando com uma boa medida. No entanto, quando eles mexem tudo isto, torna-se exclusivamente a sua própria marca, com um selo autoral que é inegável.
"Blood Simple" foi feito com um orçamento extremamente apertado de US $ 1,5 milhões, que os irmãos Coen conseguiram. Apesar destes meios limitados, possui o seu próprio visual, talvez devido ao olho agudo do director de fotografia Barry Sonnenfeld, que iria repetir em Raising Arizona (1987) e Miller Crossing (1990), antes de se tornar um realizador de renome com filmes como a Família Addams (1991) e Men in Black (1997).


Link 
Imdb 

Sem comentários: