sexta-feira, 12 de julho de 2013

Yaaba - Avòzinha (Yaaba) 1989



O cineasta africano Idrissa Ouedraogo filma uma obra lúcida e simples, mas cativante sobre a vida da aldeia, nas planícies áridas do Burkina Faso (uma aldeia de casas de barro muito similar onde o realizador foi criado), e oferece-nos o filme numa linguagem de conto intemporal. A história é-nos contada na línguagem Mooré do Burkina Faso (antigo Alto Volta). O toque de conto de fadas tem um visual exuberante e polido, e as interpretações naturalistas fazem-no parecer convincente e realista. Yaaba foi o vencedor do o Prize Internacional Critics no Festival de Cannes de 1989.
A personagem do título Sana (Fatimata Sanga) é uma mulher idosa que foi condenada ao ostracismo pelos supersticiosos moradores da aldeia e forçada a viver uma vida solitária na periferia da aldeia. Como ela é pensada ser uma bruxa, porque a mãe morreu no parto e o pai morreu logo depois, os moradores da aldeia ignorantemente culparam o bébé pela morte dos seus pais. Na verdade Sana é uma mulher gentil que possui grande sabedoria, compaixão e compreensão. Enquanto os moradores são compostos por várias pessoas normais a viverem vidas tradicionais, com muitos hábitos supersticiosos, adúlteros, perseguidores e pequenos ladrões.
Bila (Noufou Ouedraogo) é um adolescente brincalhão que adora brincar com a sua bela prima Nopoko (Barry Roukietou). As crianças conhecem Sana enquanto brincavam pelo cemitério, e Bila faz amizade com ela - começando até a chamá-la de "Yaaba" (avó) para sua grande alegria. Quando os moradores da aldeia acusam a velha erradamente de causar um incêndio e de a culpar pelos seus infortúnios, Bila sabe que Sana é inocente porque estava com ela na altura do incêndio. 
As crianças inocentes ensinam-nos que os seus modelos adultos são ignorantes e incompreensivos, não percebendo que a velha lhes oferece uma nova maneira de olhar o mundo, através de uma forma aberta e mais generosa de existir. A forma como esta sociedade primitiva revela a sua ignorância e intolerância não é muito diferente dos preconceitos do mundo civilizado contra aquelas pessoas que não querem entender. Embora mais para crianças na sua mensagem simplista e séria, a mensagem é universal. 

Link 
Imdb 

Sem comentários: