quinta-feira, 25 de julho de 2013

The Big Racket (Il Grande Racket) 1974



The Big Racket era o terceiro poliziotteschi de suspense do realizador Enzo G. Castellari, depois do sucesso comercial tremendo de High Crime (1973) e Street Law (1974). Estes dois filmes foram marcados por grandes perseguições e sequências de acção, acrobacias notáveis, e tinham imperiosamente carismáticas performances de Franco Nero. Em muitos aspectos, estes filmes eram uma celebração fascista de machismo desenfreado e da masculinidade desmarcada. Um estudo de caso perfeito para o feminismo concomitante. Basta dizer que The Big Racket é um dos filmes mais machistas de Castellari. As únicas personagens do sexo feminino são uma bandida masculinizada, e uma adolescente que comete suicídio depois de ser violada. Sim, estamos mais uma vez no firmamento social, polarizado que marca a escrita de Massimo De Rita e Arduino Maluri. Em vez de bigode eriçado de Nero e penetrantes olhos azuis, temos a descontração de Fabio Testi. Testi não tem o carisma de Nero, e parece lutar com o fardo de ser o centro moral do filme. Ele está muito mais firme a interpretar o descontraído policia undercover no quarto poliziotteschi de Castellari The Heroin Busters (1977). Neste filme Testi é magnífico, mas parece pouco à vontade com o personagem do Inspector Nico Palmieri, e, por vezes, o seu desempenho é artificial e não convincente.
O filme começa com uma técnica familiar a Castellari, uma montagem que estabelece o cenário da acção. Neste caso, ilustrando a brutalidade e a crueldade da extorsão de dinheiro pelo meio de esquemas de proteção. A outra coisa que a montagem de abertura faz é estabelecer a monstruosidade dos vilões. Na melhor tradição dos filmes de vigilantes, os vilões são apresentados de tal forma, que é quase impossível para o público não aplaudir sua morte violenta. O reinado de terror administrado por estes vândalos covardes e imaturos é apoiado por um sindicato do crime, cujos membros escapam sempre da justiça. Palmieri está determinado a dar um fim a todo este terrorismo. Num momento surpreendente em que ele e o seu carro são empurrado para o lado de um enorme aterro. Uma câmera colocada dentro do carro dá à cena uma intensidade e rapidez impressionante. Infelizmente, o filme não chega a viver este momento brilhante. Ma dá a Palmieri o motivo da vingança pessoal.
Uma das surpresas é a própria proximidade do Palmieri à criminalidade. Com o objetivo de expulsar os criminosos ele recorre a violar a lei. Oferece dinheiro a um bandido cavalheiro, Pepe (Vincent Gardenia), a fim de obter informações. Este evento acaba por conduzir à sua demissão, e é neste ponto que The Big Racket realmente descola e lidera de forma inesperada no terreno do filme do vigilante. O modelo para o terço final é o de "The Dirty Dozen" (1967) como Palmieri a recrutar todos aqueles que sofreram dificuldades nas mãos do sindicato.
The Big Racket é uma visão ácida, indignada e amargurada de instituições falhadas. A sua moeda é a desconfiança e a paranóia e o quadro final congelado do desespero de um Palmieri enfurecido, é a nota perfeita em que para terminar o filme. 
Não tem legendas, é dobrado em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: