domingo, 21 de julho de 2013

The Boss (Il Boss) 1973



Enquanto os jokesters irreverentes do Mystery Science Theater 3000 consideraram Henry Silva como o mais assustador homem vivo, não há como negar que ele foi um dos vilões mais intimidantes de sempre. Esse facto nunca foi mais evidente do que no filme de acção/crime italiano, The Boss. O veículo perfeito para a marca de Silva, de ter uma cara de pedra.
Ele interpreta Nick Lanzetta, o top dos assassinos/executores da família do crime D'Aniello. Acompanhá-lo num trabalho de sucesso, já em andamento, nos minutos iniciais do filme. Membros de alto escalão do clã rival, Attardi, estão a desfrutar de uma exibição privada de um filme porno quando Lanzetta interrompe a festa, disparando granadas de fuzil da cabine de projecção. (os seus métodos não são exatamente simples) Esta execução não só surpreende a polícia, mas deixa os membros sobreviventes dos Attardis furiosos, com sede de vingança. O executor dos Attardi Cocchi (Pier Paolo Capponi) jura destruir a família D'Aniello e pessoalmente matar Lanzetta peloque ele fez. A guerra entre gangs em larga escala parece inevitável.
The Boss e os outros títulos poliziotteschi são, na sua essência, exploitation movies - a violência e o crime predominam. A contagem de corpos é muito elevada, com a maioria dos personagens a aparecer morto no final, e as mulheres servem para qualquer um curtir. Mas o realizador Fernando Di Leo consegue manter um pé firmemente plantado na realidade. Nunca deixa a acção ir até ao topo, e se os personagens não são particularmente profundos são recortes, pelo menos não de papelão. Di Leo está interessado principalmente nas diversas classes de pessoas dentro da estrutura organizacional da máfia, desde o homem de mão do mais baixo nível, até ao topo do ranking, e como eles interagem. Parece especialmente fascinado com a forma como os homens que colocam como grande importância na honra e a lealdade, no entanto, podem trair-se uns aos outros num piscar de olhos, se o preço for justo ou os seus pescoços estiverem em perigo. Políticas e questões sociais são abordadas, mas é dada muito menos ênfase do que nos filmes de crime de Damiano Damiani, por exemplo, que estão principalmente preocupados com a corrupção do governo e quase completamente desprovidos de acção. Di Leo é mais comercial do que a mente, consciente de que o público que vai ao cinema em geral prefer ver um corajoso tiroteio ou uma bela mulher despida do que ouvir uma discussão prolixa de influências da máfia no Ministério da Justiça.  
O estilo visual de Di Leo é menos chamativo do que muitos dos seus contemporâneos italianos, empregando uma abordagem na realização relativamente simples. Além do ocasional de ângulo de inclinação, mantém as coisas bastante simples. Isso combina em "The Boss" muito bem. O ritmo acelerado vacila sempre que a história muda dos mafiosos para a polícia, representada por um comissário corrupto (Gianno Garko) e o seu administrador superior (Vittorio Caprioli); uma boa parte destas cenas não são realmente necessárias. A interpretação de Henry Silva como Lanzetta é um exemplo clássico de como a presença na tela de um determinado actor pode detalhar um personagem um pouco limitado. Ou friamente calmo ou regiamente chateado (aparentemente sem emoções), e o anti-herói niilista de Silva domina totalmente o filme. É um dos seus melhores e mais memoráveis​ papéis​.
Legendas em inglês.  

Link 
Imdb

Sem comentários: