segunda-feira, 8 de julho de 2013

América, Relações de Classes (Klassenverhältnisse) 1984



Uma adaptação do romance de Franz Kafka, Amerika - inacabado, como todos os seus romances - Klassenverhältnisse, de Straub e Huillet é, talvez, a única adaptação de Kafka que se aproxima de vista singular do escritor checo. Como está explícito no título original do livro (Kafka pretendia chamar o romance Der Verschollene (O Homem que desapareceu), mas foi alterado para Amerika por causa do seu diretor literário Max Brod), os cineastas franceses consideram a luta e a opressão típica de Kafka, um indivíduo de autoridade sem rosto e sem burocracia como uma luta de classes - e onde mais a não ser na América para mostrar o indivíduo a lutar contra as forças do capitalismo em grande escala?
Enviado para a América pelos pais para evitar um escândalo familiar, Karl Rossmann (Christian Heinisch) - era uma vítima da autoridade dos pais e das suas noções de propriedade social - encontra-se nesta nova terra forçado a um número estranho, constrangedor de situações confusas que parecem estender-se cada vez mais para fora do seu controle em proporções assustadoras. "Klassenverhältnisse" leva-nos directo a uma dessas situações no início do filme, quando, imediatamente depois da chegada a Nova York - apanhado desprevenido por ter perdido a mala e o guarda-chuva - Rossmann envolve-se numa disputa entre o maquinista e o ajudante. A natureza do litígio é complicada, devido a questões pessoais e de raça, mas sem parecer saber todos os detalhes do caso, Rossmann toma o lado do ajudante. Este tipo de situações - que é típico para personagens dos romances de Kafka - repete-se por toda parte. 
"Klassenverhältnisse" mantém o tema predominante e o tom da obra de Kafka - um ar de paranóia, o medo da autoridade, de estarmos cientes de todos os factos e não nos comportarmos da maneira correta, de não sabermos qual é o nosso lugar... Sendo passado nos Estados Unidos, seria de esperar que Kafka olhasse para além dos limites da vida opressiva, da educação e emprego, mas nunca há qualquer sentido de América em Kafka para ser a terra das oportunidades que é para tantos outros imigrantes . Além de uma ida à Estátua da Liberdade, no início do filme, não há perspectivas de grandes edifícios ou espaços abertos em Klassenverhältnisse. A América de Kafka, pelo contrário, é apenas mais uma representação da sociedade como uma armadilha para o indivíduo, mantendo-se contido pelo medo de infringir desconcertantes leis, regulamentos, ou até mesmo a etiqueta da situação social mais comum que toda a gente parece estar ciente e capaz de aderir , mas não Rossmann.
Straub e Huillet permanecem completamente fieis a estes temas de Kafka, não só de acordo com as palavras e acções, mas de toda a opressão, a qualidade do pesadelo. As suas representações esparsas, simples e directas de cada cena são aparentemente inexpressivas e estáticas, mas na realidade cada detalhe, gesto e palavra é cuidadosamente medido, fechado em quartos e portas trancadas que deixam a Rossmann pouco senso de liberdade. Mesmo nas poucas sequências ao ar livre, como na que Rossmann acaba de ser demitido do emprego, imediatamente se vê perseguido na rua por um policia. O estilo dos realizadores é, portanto, totalmente apropriada aqui - mantendo os elementos que são essencialmente de Kafka sem adornos de estilização, exageros ou interpretações - embora isto inevitavelmente introduza alguma medida em que os personagens de Kafka operam. 
Isso não quer dizer que Straub e Huillet permanecem totalmente imparciais, já que o título do filme, Klassenverhältnisse (relações de classes), sinaliza claramente a sua posição em relação à leitura do texto original. Embora a visão escura, poética de Kafka do mundo não seja descrita tão realisticamente em termos sociais, as relações de classe e da ordem capitalista são os pilares desre sistema opressivo que pesa sobre os indivíduos nas suas histórias.

Link 
Imdb 

Sem comentários: