domingo, 21 de julho de 2013

The Awful Dr. Arlof (Gritos en la Noche) 1962



A obra revelação de Franco, "The Awful Dr. Orloff", é um filme de período gótico que muito pede emprestado ao maravilhoso "Les Yeaux Sans Visage", de George Franju - um dos mais belos de todos os filmes de terror. Dr. Orloff (Vernon) é um cirurgião perturbado que está obcecado com a tarefa de encontrar mulheres cuja carne possa substituir o rosto cheio de cicatrizes da sua anteriormente linda filha Melissa, que ficou gravemente queimada num incêndio. Envolve encontrar jovens prostitutas/cantores de bares/jovens mulheres solteiras sem qualquer ocupação fixa, raptá-las, matá-las, tirar-lhes a pele e, de seguida, fazer-lhes um enxerto no rosto de Ms.Orloff. Ele não gosta do que faz, embora diga - "Só mais algumas mulheres ... e eu vou encontrar uma cura para a minha amada Melissa." Infelizmente, ela continua a rejeitar os transplantes e por isso o trabalho deve começar de novo a partir do zero. Para ajudá-lo neste trabalho tem o demente Morpho, um monstro cego, salvo por Orloff de uma execução frustrada, cujo ódio sádico às mulheres permite-lhe horas intermináveis ​​de prazer a aterrorizá-las. O rapto e o assassinato de uma jovem mulher em Hartog leva o lendário detetive Tanner (Conrado San Martin) a ser colocado na caso. Ao longo da investigação ele encontra testemunhas para produzir um retrato falado do suspeito...
Não há nada surpreendente no argumento e o ritmo é propenso a fazer sonolência até mesmo aos maiores fãs do cinema de terror. No entanto, o que é significativo é o aspecto revolucionário e a franqueza sexual em exibição. Os ataques de Morpho são verdadeiramente inquietantes como se estivessem a ser dirigidos por uma emoção sexual, o que é muito desconfortável de se ver. O gosto de Franco por jovens a despirem-se, e, posteriormente, a serem abusadas para o nosso entretenimento, não é algo que se ache atraente - mesmo em Orloff, onde tudo que é relativamente inofensivo pelas suas normas posteriores, todo o sexo e a violência tem um efeito desagradável.  
A base para o filme é o romance de Edgar Wallace "The Dead Eyes of London", filmado em 1939, com Bela Lugosi, que apresentava um médico (chamado Orloff) que usava um cego para fazer o seu trabalho sujo. A sequência de abertura de The Awful Dr. Orloff é fortemente reminiscente do clássico thriller de 1946 de Robert Siodmak, The Spiral Staircase: num quarto de um apartamento por cima da rua, uma mulher é atacada por um assaltante, que se esconde dentro do armário. Considerando a câmera objetiva de Siodmak fechada no olho do assassino, Franco dá-nos um assassino cego cujo rosto é uma máscara grotesca. As semelhanças e as diferenças entre The Awful Dr. Orloff e The Spiral Staircase dão-nos pistas sobre as fontes de Franco. O que se segue é construído sobre uma estrutura de fontes: o poderoso brutamontes e confuso assassino recorda-nos o monstro de Frankenstein nos filmes da Hammer. Da mesma forma, o cientista obcecado do Dr. Orloff recorda-nos Peter Cushing como o imoral Dr. Frankenstein.
 A fotografia de George Pacheco é impressionantemente atmosférica, adicionando alguns momentos realmente assustadores num filme onde faltam os sustos genuínos.
Filme sem legendas, com audio em espanhol. 
  
Critica do theresomethingouthere aqui

Link
Imdb

Sem comentários: