quarta-feira, 24 de julho de 2013

Almost Human (Milano Odia: la Polizia non Può Sparare) 1974



Depois de um assalto a um banco frustrado, o ladrão desequilibrado e motorista de fuga Giulio Sacchi (Tomas Milian) é espancado e pontapeado pelo seu bando, e encontra consolo apenas nos braços da namorada, Iona (Strindberg). Uma tarde, ele elabora um plano de resgate para ganhar algum dinheiro fácil quando Mary Lou (Belli), filha de um milionário, e pede ajuda a dois dos criminosos (Santercole e Lovelock) para o ajudarem a executar um rapto. No entanto, o persistente Inspector Grandi (Henry Silva) alcança o rasto de Giulio e, frustrado pelos obstáculos burocráticos da polícia milanesa, recorre a táticas brutais de vigilancia para levar este psicopata louco para a cadeia.
Segunda incursão no cinema do crime italiano do realizador Umberto Lenzi, depois de um sólido "Gang War in Milan", é sem dúvida o seu melhor, oferecendo muita acção e emoção desprezivel, com Milian e Silva a competirem para ver quem consegue ter o papel maior. Tal como na posterior colaboração entre Lenzi e Milian, "Rome: Armed to the Teeth", qualquer hipótese para este divertido e degenerado filme de encontrar o seu público foi impedida nos EUA, por distribuidores míopes que tentaram cortá-lo ás tiras, e vários anos mais tarde, tentaram passar o produto como um filme de terror. Felizmente o renascimento do Eurocult subsequente ajudou consideravelmente a sua reputação, com os fãs a serem capazes de apreciá-lo nos seus próprios termos e saborearem os prazeres incidentais, como a banda sonora funky de Ennio Morricone (com a ajuda de Bruno Nicolai). Numa interpretação destemida, Milian rouba a maior parte do filme, mas toda a gente faz um bom trabalho, com Ray Lovelock e Anita Strindberg tão interessantes, que mereciam um pouco mais de tempo na tela. 
Lenzi é mais conhecido, principalmente pelos seus filmes de canibais e terror, mas também fez alguns grandes filmes do mundo do crime (Violent Nápoles e Sadists Syndicate são outros dois belos exemplos). Aqui ele fez um filme tão violento, rápido e desprezível que depois até foi promovido com um filme de terror na América, se é que isso se pode chamar promoção.
Legendado em inglês.

Link
Imdb

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá! Você pode postar novamente este filme com um link válido? O link não funciona mais.
Grato!