sábado, 20 de julho de 2013

Calibre Nove (Milano Calibro 9) 1972



Calibre Nove (1972), o primeiro filme de Fernando Di Leo de uma trilogia de filmes de gangsters, abre com uma cena algo saída de um thriller de espionagem - pacotes passados ​​de mão em mão até que ao trade-off no metro, e de seguida, as trocas de volta até que um novo pacote é trazido de volta para casa, mas rapidamente somos levados para uma sequência de brutalidade chocante, ainda mais brutal porque os personagens que são sistematicamente torturados e assassinados (explodidos por dinamite numa caverna nas colinas, como algo de um melodrama perverso) não são culpados dos crimes de que eles são suspeitos, e são simplesmente dispensáveis.
O filme de estreia sobre a Máfia de Fernando Di Leo, um argumentista veterano de spaghetti westerns que chegou a este filme depois de dirigir um punhado de giallos e filmes de sexploitation, estabelece a sensibilidade dos seus filmes de gangsters futuros: filmes dificeis, com uma insensível brutalidade, a conveniência impiedosa e um entendimento do que é dispensável, que é intocável, e o que acontece quando essas regras são quebradas. Este conjunto limita os filmes da máfia italiana em quatro pontos ásperos, e duros: a ganância, a ambição, a vingança, a corrupção e a mentira do Código Penal. 
Estes filmes são difíceis, despojados, com narrativas magras, onde as teias complexas de alianças e traições são definidas com linhas de histórias de força, e colocadas em movimento com uma força implacável. Não que eles se movam ao ritmo da metralhadora, mas as tramas e esquemas saem fora do controle de todos os envolvidos e as reverberações de cada ataque de sucesso ou fracasso, tem consequências que se propagam através do submundo.
Neste filme, os capangas de um chefe da máfia chamado The Americano (Lionel Stander) têm total liberdade para capturar um ex-membro da quadrilha, Ugo (Gastone Moschin), que é suspeito de roubar o seu bando, mas um outro chefe do crime e um assassino local, amigos de Ugo, dão-lhe uma mãozinha. Mas este tipo de proteção é passageira...
Amanhã veremos os outros dois filmes desta trilogia.

Link 
Imdb 

Sem comentários: