sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Deserto de Almas (Zabriskie Point) 1970


Diz a lenda que quando o italiano Michelangelo Antonioni chegou à América para fazer o seu segundo filme em língua Inglesa (depois do sucesso monstruoso de Blow-up), ficou chocado com a reacção como a produção do seu filme o recebeu. Nunca houve qualquer dúvida sobre os seus ideais - o cineasta era famoso por declarações cinematográficas seminais como "L'Avventura", "La Notte" ou "L'Eclisse" - e o seu filme foi planeado para ter em conta todos os aspectos da cultura devassa ocidental (leia-se: EUA). Mas, com a aplicação da lei local, acusando Antonioni de tudo, de incitar motins para corromper a moral da juventude, a contracultura deste autor estava a dirigir-se para um confronto com os mais conservadores dos americanos - e realmente não foi uma luta justa.
Como resultado, muitos consideram Zabriskie Point como um fracasso. Eles viam isto como uma espécie de compromisso, uma versão das filosofias de Antonioni frustradas por um momento em que os anos 60 estavam a morrer e não havia ninguém por perto para elogiar o cadáver. Charles Manson tinha morto a esposa de Polanski, a Guerra do Vietname (e a batalha dentro de casa) alastrava-se e a política da liberdade e senso comum para o bem da nação adormecia. Antonioni queria que o seu encapsulamento etéreo da Geração da Paz fosse uma afirmação forte e inabalável, da visão de uma terra corrompida pelo consumismo e ganância corporativa. O que ele fez, em vez disso, foi um poema tentador, uma obra-prima que faz os seus pontos em símbolos tão óbvios e reclamações tão calculadas de forma que não podiamos imaginar que a sua mensagem fosse tão simples.
Quando pela primeira vez encontramos o nosso herói, Mark, ele está a manifestar-se numa greve de estudantes. Está cansado de toda a conversa e quer agir - e agora. Infelizmente, durante o confronto, resultante com a polícia, um policia é baleado e morto - e Mark é apontado como o mais provável suspeito. Na fuga da lei, rouba um pequeno avião e dirige-se para o Vale da Morte, na Califórnia. Lá, ele encontra uma jovem estudante de antropologia, Daria. Um exemplo do poder do amor livre e do flower power, ela está disposta a ajudá-lo, e a garantir um acordo para explorar um terreno local.
No minuto em que se encontram, Daria corteja Mark com a sua sexualidade e ficam ligados com a necessidade de rebelião e revolução. Partem para Zabriskie Point, onde continuam a discutir políticas, tanto sociais como pessoais. Ele tem a certeza da sua inocência e sentido de justiça.
Costuma-se dizer que os cineastas estrangeiros fazem um trabalho muito melhor a captar o espírito da época americana, não importa a época, que os seus colegas americanos. Um exemplo perfeito chega na forma de Zabriskie Point. Não se encontra uma melhor destilação da década dos anos 60 inteiros e tudo o que eles representavam - bom, mau, perspicaz, indiferença - que esta visão artística intransigente. Como um modernista, um cineasta conhecido pelos seus ideais desconexos, Antonioni ainda era capaz de ultrapassar as expectativas. Zabriskie realmente conta uma história bastante linear, fixando-se na fuga de Mark e Daria da sociedade como a base para tudo o que se segue. Ao contrário de alguns críticos que já afirmavam que o filme estava desatualizado, Zabriskie Point, na verdade, constrói, oferecendo-nos múltiplos significados para cada acção. Pode nem sempre ter sucesso, mas quando o faz, é mágico. Em essência, esta é uma história sobre o pecado, e o sacrifício de dois seres humanos para o aperfeiçoamento da humanidade em geral.

Mega
Link
Imdb

Sem comentários: