domingo, 24 de fevereiro de 2013

Os Amores de uma Loira (Lásky Jedné Plavovlásky) 1965


A vida no interior da Checoslováquia não é fácil. Como quase todos os rapazes estão a cumprir serviço militar, a fabrica local emprega muitas jovens mulheres (a relação de raparigas para rapazes é de 16 para 1). A solução das autoridades para lidar com o baixo moral das operárias, que se ressentem da falta de vida social, é pedir que o exército envie um pelotão para a cidade. As jovens animam-se, mas depressa descobrem que o pelotão é formado por homens de meia idade. Andula (Hana Brejchová), a loira do titulo, tem a hipótese de se encontrar com um dos membros da banda de Praga (Vladimir Pucholt) que veio tocar no evento.  Deste encontro vem o conflito entre o desejo dele de uma aventura rápida e o sonho dela de uma relação estável.
A "new wave" checa da década de 1960 passou por entre as fendas do bloqueio soviético do progresso cultural apenas o tempo suficiente para ser pouco notada pelo Ocidente. Em resposta ao sucesso do neo-realismo na Europa, um grupo de realizadores checos tentou combater o imperativo ideológico predominante do cinema soviético, o chamado "realismo socialista". Ironicamente, o neo-realismo em si tende a inclinar-se para políticas populistas, muitas vezes, de esquerda, mais interessado num olhar para a classe trabalhadora. Como a maioria dos movimentos de esquerda, o neo-realismo foi dirigido por intelectuais, pelo menos em França, onde se transformou na nouvelle vague.
O primeiro sucesso internacional de Milos Forman, é um digno sucessor do cinema europeu da época. Embora um pouco leve em comparação com os seus modelos francêses e italianos, o filme de Forman ainda mostra os ingredientes de um realizador cujo verdadeiro talento só será notado depois da sua fuga para os Estados Unidos, depois da repressão de 1968.
O uso de Milos Forman das técnicas da Nouvelle Vague, como na cena de abertura com uma mulher ousada com uma guitarra a cantar uma canção rockabilly indecente, tanto alegre como selvagem, sobre os créditos de abertura, drena o filme de pretensões românticas. Mesmo o encontro sexual entre Andula e Milda tem um ar de erotismo melancólico para ele, trazido pela tensão e constrangimento dos dois amantes.
"Os Amores de uma Loira" estreou em competição no Festival de Veneza de 1965, e dois anos depois foi nomeado para o Globo de Ouro e o Oscar de melhor filme em lingua estrangeira.

Mega
Link
Imdb

Sem comentários: