domingo, 10 de fevereiro de 2013

Rostos (Faces) 1968


Hoje em dia, "Faces" é considerado um marco no cinema americano, não só pela sua influência sobre os futuros cineastas independente, mas também pela sua estilização anti-Hollywood . A maioria dos filmes de Hollywood preocupava-se com grandes eventos, Cassavetes, no entanto, estava mais interessado em explorar as falhas comuns e as marcas da vida quotidiana, as coisas mundanas, que são muitas vezes ignorados nas produções típicas de Hollywood. 
"Faces" encarna muito do que Cassavetes sentia que era vital para o palco, e faltava no cinema. Numa ruptura com as convenções de Hollywood, o filme utiliza várias sequências de câmera na mão, cenas longas e diálogos aparentemente amorfos que, no entanto, parecem reais, não forçados, e espontâneos. Os homens e as mulheres de elenco de Faces são um reflexo da verdadeira América dos subúrbios da classe média, e cada personagem tem as suas próprias falhas e problemas pessoais. Somos apresentados, no início do filme, a duas pessoas, Richard e Freddie. Eles são amigos da faculdade, agora casados e de meia-idade. Numa noite de folia, bêbados, pegam em Jeannie, provavelmente uma prostituta, e nos próximos 13 minutos do filme, eles persuadem-na alegremente e comportam-se de uma forma desinibida. Esta sequência inteira não é essencial para o enredo, mas, uma crise de ciúmes por afeições divide Jeannie entre os homens, eventualmente, pára a folia, e a noite termina mal como os dois amigos sombriamente a seguirem caminhos opostos.
No entanto, este encontro serve como um catalisador para a insatisfação emergente de Richard. Richard (John Marley), no meio de uma crise de meia-idade, anseiando por uma fuga das pressões e da monotonia dos negócios e da vida de casado. Ele acabará por procurar Jeannie (Gena Rowlands), mais uma vez, rejeitando a sua própria jovem e dedicada esposa Maria (Lynn Carlin) no processo. É um acto egoísta, aquele que dirige a Maria, anteriormente fiel, a procurar uma liberação de suas próprias inibições.
"Faces" é sobre as nossas personas exteriores e os perigos ou dilemas que surgem quando despimos tais disfarces. Tal como acontece com muitos dos filmes Cassavetes, Faces é um filme sobre relacionamentos adultos e sobre a comunicação, ou a falta dela. A profundidade dos seus filmes, que dizem respeito às emoções complexas e muitas vezes ambivalente dos adultos, geralmente opõe-se à dos espectadores mais "crianças", de realmente compreenderem estas emoções; tal apreciação só pode ser adquirida através da maturidade e experiência, por vezes, dolorosa. Entre todos os filmes de Cassavetes , este é provavelmente o mais verdadeiro.

Mega
Link
Imdb

Sem comentários: