terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A Morte de Um Apostador Chinês (The Killing of a Chinese Bookie) 1976


The Killing of a Chinese Bookie é, pelo menos superficialmente, uma facada de John Cassavetes no thriller de gangsters. Na verdade, as armadilhas do filme de género são incidentais ao propósito central, um estudo de personagem do carismático loser Cosmo Vitelli (Ben Gazzara), dono de um clube de strip que se imagina um artista. Cosmo é uma espécie de showman vaudeville, organizando espectáculos grandiosos em que as meninas giram no palco enquanto "Mr. Sophistication" (Meade Roberts), um homem gordo e careca, canta fora do tom e conta histórias. É tudo tão triste, tão evidentemente amador e chato, e Cosmo ainda acredita que é um artista. Ele preocupa-se profundamente com o seu clube, ama as suas bailarinas, e presta atenção e cuidado com cada detalhe dos seus shows. Na sua própria maneira estranha, é um perfeccionista, só que a sua ideia de perfeição é mal encenado nos shows de strip.
Uma partida dos melodramas mais orientados internamente, "The Killing of a Chinese Bookie" tem diversas vezes sido saudado como uma análise brilhante da identidade masculina, uma tentativa do realizador no mais nebuloso dos géneros, o filme noir, e uma simples imagem de um gangster. Independentemente de quaisquer filiações ao género, é principalmente um estudo de uma personagem, um veículo para o seu actor principal para escorar os seus talentos consideráveis​​.
Com um actor regular de Cassavetes, Ben Gazzara como Cosmo Vitelli, um sedutor pretenso e o proprietário infeliz de um clube de strip, que se encontra em circunstâncias terríveis depois de acumular uma dívida de jogo considerável para uns gangsters. Como muitos filmes de Cassavetes, desdobra-se mais interessantemente nos espaços da sua narrativa, e a câmera é dada a espaços e tempo para ficar do lado do mais fraco, o loser. Num filme altamente crítico sobre a masculinidade, Gazzara imbui Cosmo com uma incerteza, frágil, bravura masculina, e coberto de arrogância
Um filme que até ter sido lançado em DVD, em 2004, era muito difícil de ser visto.   

Mega
Link
Imdb 

Sem comentários: