sábado, 16 de fevereiro de 2013

Les Enfants Terribles (Les Enfants Terribles) 1950

 

Elisabeth é muito protectora com o irmão adolescente Paul, que é ferido numa luta de bolas de neve na escola, e tem que descansar na cama a maior parte do tempo. Os irmãos são inseparáveis​​, vivem no mesmo quarto, lutando, jogando jogos secretos, e raramente saem de casa, embora o amigo de Paul, Gerard, por vezes fique com eles. Um dia Elisabeth traz para casa Agathe, também para viver com eles. Tem uma forte semelhança com Dargelos, o estudante por quem Paul tem uma queda, e que o feriu na luta de bolas de neve. Paul e Agathe sentem-se atraídos, fazendo com que Elizabeth fique com cíumes...
De um certo ponto de vista, uma parceria entre Jean-Pierre Melville e Jean Cocteau em Les Enfants Terribles podia parecer estranha, mas no momento em que isso aconteceu não foi muito notado. Melville, era então um desconhecido, que tinha acabado de completar a sua primeira longa-metragem "Le silence de la mer", uma adaptação bem recebida do romance popular de Jean Bruller, quando Cocteau entrou em contacto com ele, sobre a adaptação do seu famoso livro sobre a adolescência. O filme, tal como o livro, foi um sucesso, e não é fácil de perceber qual dos dois terá sido o mais responsável.
A popularidade do livro pode ter tido a ver com o atraente, ainda que castigante, tratamento da juventude urbana moderna como românticos decadentes. A sexualidade dos personagens é tratada abertamente. Cocteau foi retirar a idéia nos ideais da juventude inocente, mas também evoca preocupações conservadoras dos adultos na monstruosidade adolescente. Havia potencial nesta história que podia oscilar entre os dois lados opostos.
As obras de Cocteau frequentemente ocorrem num reino alusiva e levemente surreal. Melville e toda a parte visual de Henri Decae combinam relativamente bem com as técnicas de enquadramento e as sequências claustrofóbicas. Os cenários, criados por Melville e parcialmente construídos por etapas no Teatro Pigalle, tiram proveito de plataformas móveis para criar incríveis movimentos de câmara.
 Legendados em inglês.

Mega
Link
Imdb

Sem comentários: