sábado, 23 de fevereiro de 2013

Something Different (O Necem Jinem) 1963



"Something Different" era a estreia nas longas-metragens da realizadora Vera Chytilová. O filme estreou no Festival de Cinema de Mannheim, em 1963, ganhando o principal prémio para Melhor Filme.
Este filme era um exemplo precoce de natureza exprimental já florescente de Chytilová. Composto por duas histórias diferentes, alternadas: uma segue a vida real da medalhada de ouro olímpico Eva Bosáková, que luta através dos treinos para a competição final, filmado em estilo documentário semi-ficcional; a outra história, mais tradicional, segue uma mulher chamada Vera (Vera Uzelacová), uma dona de casa insatisfeita com uma criança desagradável e um marido indiferente.
Estas histórias opostas, em princípio, parecem não ter nada em comum, mas a realizadora explora-as de um modo notável, que logo revela um tema universal. Torna-se claro que as mulheres não estão totalmente satisfeitas com as suas situações. Eva está extenuante com os treinos diários, e pondera sobre desistir e começar uma vida normal. Enquanto Vera está igualmente cansada de lidar com o seu filho malcriado todos os dias, e um marido que a ignora à noite, e anseia por escapar desta sua vida mundana. 
Então, estas duas mulheres são como duas faces da mesma moeda, cada uma ansiando viver a vida da outra. É uma abordagem fascinante porque apresentadas individualmente, estas histórias provavelmente se tornariam numa coisa sem graça e sem originalidade, mas Chytilová emprega uma excelente montagem para combinar os estilos contrastantes lindamente, e também usa alguns ângulos de câmera inventivos durante as sequências de ginástica, utilizando ângulos exclusivos com belas reviravoltas
O tema do feminismo também teria sido ousado nesta altura, retratando duas mulheres fortes e independentes com espírito activo procurando "algo diferente". Aqui, Chytilová, brilhantemente, estabelece as bases para o tema que, com grande ousadia e mestria, iria trazer no seu próximo filme, "Daisies". Que iremos ver mais para a frente neste ciclo.  

Mega
Link
Imdb

Sem comentários: