segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Tempo de Amar (Minnie and Moskowitz) 1971


Depois das mediações sobre as relações raciais (Sombras) o tédio suburbano (Faces) e a natureza do machismo (Husbands), temos um tipo diferente de Cassavetes para o seu filme seguinte, uma "comédia romântica" chamada Minnie e Moskowitz. Embora as aspas em torno do género possam ser necessárias (este certamente não é um filme de Nora Ephron, ou mesmo Woody Allen), Cassavetes está claramente a desfrutar da liberdade de se sentir solto, com uma história estranha, num tom menor. Gena Rowlands (Sra. Cassavetes) e Seymour Cassel são Minnie e Moskowitz, uma curadora de museu e um empregado de um parque de estacionamento, que se cruzam e caem num estranho, e hiper-emocional caso de amor, muitas vezes conflituoso ao longo de quatro longos dias e noites.
A prestação de Rowlands é o melhor do filme. Ela está no seu papel primeiro papel central nos filmes do marido, e raramente fez um outro em que não fosse tão frontal e central, habilmente navegando entre as complexidades impossíveis da sua personagem, mesmo parecendo, algumas vezes, mudar a sua aparência física diante dos nossos próprios olhos. "Tudo usado para me fazer sorrir", diz ela, numa cena chave maravilhosa, "Eu percebi que eu não sorria tanto como costumava fazer." Uma grande parte do filme é realizado à volta dessa cena , os dois não fazem qualquer sentido juntos, mas ele a faz sorrir e rir e sentir-se viva, e algumas pessoas chegam a um ponto das suas vidas em que isso é o suficiente. O que Rowlands faz, sem medo, é mostrar-nos uma mulher que acaba de chegar a esse ponto. 
Cassel, é  agradável e interessante no início do filme, com o seu bigode e cabelo longo, mas a cerca de dois terços do filme, percebemos que o seu desempenho bate sempre na mesma nota estridente. Muitos dos personagens secundários têm o mesmo problema, particularmente Val Avery e Katherine Cassavetes (sim, a mãe do realizador), como uma mãe judaica dolorosamente estereotipada. Há coisas para gostar em Minnie e Moskowitz, o ritmo constante, a montagem ligeiramente arqueada, mas mesmo com os seus problemas é um filme indispensável.

Mega
Link 
Imdb 

Sem comentários: