segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Comboios Rigorosamente Vigiados (Ostre Sledované Vlaky) 1965

 

Aqui está mais um exemplo, maravilhosamente alegre do cinema checo dos anos 60, com uma história simples de ambição, humor irónico, e um exame comovente da condição humana. 
Perto do final da Segunda Guerra Mundial, o jovem Milos (Václav Neckar), que, como nos é dito no início é descendente de uma longa linha de preguiçosos, e pelo que nos parece, ele próprio não foge muito desta condição, recebe o seu primeiro trabalho como aprendiz não remunerado na estação dos comboios local. Um trabalho que requer muito tempo sentado ou às voltas de pé, enquanto observa os comboios que passam. Como para a maioria dos jovens, o seu principal objectivo na vida é perder a virgindade, e entre os cenários perigosos de uma perigosa frente alemã, e um bem organizado movimento de resistência, Milos tenta, com diferentes resultados cómicos, tornar-se um homem.
Mas esta obra é muito mais do que apenas uma comédia sexual de "coming of age", é um trabalho de génio puro, no qual Jirí Menzel nos presenteia com uma série de belas imagens, gags visuais e musicais e cenas tão memoráveis ​​que não sabemos por onde começar. Menzel consegue capturar no ecrã todas as pequenas alegrias, triunfos, decepções e tragédias da vida numa pequena comunidade, num curto período de tempo (apenas uma hora e meia), com grande facilidade e de uma forma muito simples.
O melhor momento talvez seja o encontro noturno no escritório da estação entre Hubicka (Josef Somr) o mulherengo despachante da estação, e Zdenka (Jitka Zelenohorská) a telegrafista. Logo seguido de um dos momentos mais sérios do filme, uma sequência
magistral de sedução lúdica que imediatamente ilumina o humor do filme.
Os personagens podem não ser amáveis, mas todos são cuidadosamente elaborados e plenamente realizados com interpretações naturais. A fotografia deslumbrante a preto e branco não precisa de ajuda, as imagens são a prova disso. A história pode ser um pouco lenta e sinuosa para aqueles habituados ao ritmo rápido dos filmes modernos, mas os espectadores atentos facilmente podem saír arrebatados pela profundidade de cada momento bastante detalhado.
O sucesso internacional do filme, fez dele um dos mais famosos da Nova Onda Checa, e por boas razões. Continua a ser um dos grandes filmes dos anos sessenta, sem qualquer margem para dúvidas. Em 1968 acabaria por ganhar mais um Óscar para o país de Melhor Filme Estrangeiro.  


Mega
Link 
Imdb 

Sem comentários: