segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

As Mãos de Orlac (Orlacs Hände) 1924


As Mãos de Orlac, uma produção lendária, tem sido lembrado por uma única imagem: o perfil neurótico de Conrad Veidt olhando para as suas mãos em forma de garra. O filme inspirou várias versões, oficiais e não oficiais, desde a produção de Karl Freund da MGM, Mad Love (1934), com Peter Lorre, até ao filme de acção e paródia Body Parts (1991), com Jeff Fahey. E quem é que se pode esquecer daquela cena hilariante de Evil Dead 2, da mão possuída? 
A história é a de um músico que perde as mãos, e é-lhe transplantado um outro par, de um assassino. Será que o protagonista consegue controlar as suas próprias mãos, ou será que as mãos vão levá-lo num tumulto para expressar os seus desejos de matar? E serão as mãos que estão realmente no controle, ou é simplesmente um truque que a vítima tem para deslocar a culpa? Esta é uma daquelas histórias com uma explicação perfeitamente lógica, tão absurda e bizarra, que só acrescenta ao incompreensível a natureza do sonho da história. Esta produção de baixo orçamento reunia Conrad Veidt com Robert Wiene, o famoso realizador do filme "O Gabinete do Dr. Caligari". Como havia aqui tantos "auteurs", e porque os seus outros filmes eram pouco acessíveis para uma vasta plateia, Wiene não gozava de uma grande reputação como realizador. Comparando esta versão mais grotesca com a de "Mad Love", vemos que Freund manipula-a com um toque muito mais suave.
Veidt era um dos actores mais talentosos do mundo do cinema. Poderia ser tão "realista" como Hollywood gostava, como testemunha o seu papel mais famoso como o major Strasser de "Casablanca", mas ele nasceu para interpretar personagens estranhas, assombradas, cadavéricas, e era isso que era preciso para o expressionismo. Pensamos no Expressionismo, como praticado no teatro e no cinema da Alemanha e de outros países europeus durante as décadas de 1910 e 20, como uma forma de distorcer os elementos plásticos (como cenários e iluminação), de modo a expressar as emoções das personagens, e estas são geralmente emoções "negativas": medo, ódio, raiva, histeria. É a extensão da natureza, onde em vez de serem as árvores e as nuvens que refletem o nosso humor, são os móveis e as escadas. Assim, o expressionismo, o primeiro movimento na pintura, tem raízes essencialmente românticas. Estes elementos plásticos incluiam os actores, que poderiam agir de uma forma não-naturalista para demonstrar as suas perturbações. Veidt era exímio nisto.Vê-lo é ver alguém radicalmente comprometido em utilizar todo o seu corpo de forma expressiva. Ele até parece causar as veias na testa a latejar. Claro, toda esta postura, tão facilmente parodiada, e num ritmo lento, imposto e rebuscado, poderiam facilmente deixar o espectador cansado nos tempos que correm, mas é um claro exemplo porque Veidt era um dos maiores actores do expressionismo. 
Eu tenho um carinho especial neste filme. É uma obra que está no meu top 10. 

Mega
Link
Imdb

1 comentário:

Anónimo disse...

Este é o primeiro filme deste ciclo que eu não vi para fazer o meu. Tenho lido maravilhas dele, terei de o ver em breve.

Mais uma vez, excelente trabalho, tenho seguido com toda a atenção.