sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari) 1920


Sentado num banco do parque, um homem ainda jovem, Francis, conta a um homem mais velho a trágica história da sua noiva. Tudo começou há alguns anos, quando ele e o seu amigo, Alan, estavam apaixonados pela mesma mulher, Jane ... Um dia, Francis e Alain decidem visitar uma feira itinerante em que uma das exibições é a do gabinete do Dr. Caligari. Uma caixa em forma de caixão contém um homem inconsciente todo vestido de preto. Caligari desperta o homem, Cesare, e diz ao público que ele esteve a dormir por mais de 20 anos, e através do tempo ele adquiriu a capacidade de prever o futuro. Alain pergunta ao sonâmbulo quanto tempo ele tem para viver. Cesare responde que ele será morto na madrugada seguinte. A previsão estava certa: Alan é a segunda vítima de um serial killer. Na noite anterior, um trabalhador municipal foi esfaqueado até à morte. Francis está convencido de que Caligari tem algo a ver com os assassinatos e assim começa a sua própria investigação...
É inquestionável que "O Gabinete do Dr. Caligari" é uma obra-prima do cinema expressionista alemão. Enquanto esse epíteto é sem dúvida verdadeiro, não faz justiça à importância histórica do filme, nem ao seu grande valor artístico e originalidade. Foi o primeiro filme importante a apropriar-se do estilo expressionista alemão, que teve origem na pintura e no teatro e, consequentemente, deu à luz a um novo estilo de cinema. O filme expressionista alemão, que se distingue por seus angulos de câmera, interpretações estilizadas e uso exagerado de luz e sombra, foi inspiração para cineastas de toda a Europa e da América, evoluindo gradualmente para o distintivo "filme noir" dos anos 1940. O sucesso de Caligari contribuíu para o período de mais fulgor artístico e de mais sucesso no cinema alemão, impulsionado por obras semelhantes, como Nosferatu, de Murnau (1921) e Metropolis, de Fritz Lang (1927).  
Assim, "O Gabinete do Dr. Caligari" pode justamente ser classificado como um dos mais importantes filmes da história do cinema. É também uma obra surpreendentemente acessível, uma vez que combina uma técnica narrativa convencional com alguns dispositivos altamente inovadores. Esta esquizofrenia construída, fusão de vanguarda com o comercial, espelha a história do filme, que lida principalmente com o tema da extrema desordem psicológica ou, dito de forma mais sucinta, a loucura. Os cenários expressionistas, com janelas deformadas, escadas em espiral tortas e uma sensação geral de desarmonia, adicionam a impressão de um mundo permeado por terror subconsciente e instabilidade mental. O factor medo é agravado pelos desempenhos extremamente estilizados de Werner Krauss e Conrad Veidt, que interpretam respectivamente Caligari e Cesare, os dois vilões arrepiantes do filme. Ambos gozaram  grande fama e carreiras de sucesso como resultado de participarem neste filme.
Originalmente foi planeado pelos seus autores (Hans Janowitz e Carl Mayer) para ser uma agressão flagrante a todas as formas de autoridade, uma reacção popular para o desastre sócio-económico e a tragédia humana que foi a Primeira Guerra Mundial. Na sua história, o Dr. Caligari representa o porta-estandarte da velha guarda, o homem de idade iludido, que usa o seu assessor sonambulo para perpetrar actos de maldade grotescos.

Mega
Link 
Imdb 

Sem comentários: