terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Acidente (Accident) 1967


Um acidente de carro horrível deixa o jovem estudante William (Michael York) morto. O seu tutor Stephen (Dirk Bogarde) é o primeiro a chegar e puxa uma jovem mulher, Anna, para segurança. Naquele ano, todos tinham estado juntos em Oxford e William e Stephen tinham desenvolvido uma atração efervescente para com Anna. Stephen, porém, tem uma esposa grávida e dois filhos pequenos, assim como enfrenta a concorrência profissional do seu colega Charley (Stanley Baker). No verão a vida dos três circulava em torno de Anna, até ao clímax dos eventos no trágico acidente ...
Adaptado por Harold Pinter de uma novela, "Accident" tem um argumento simplesmente soberbo que pega numa história de um triângulo amoroso, e transforma-la numa história única e incrivelmente subtil. O flashback, usado muitas vezes, funciona bem aqui, porque não só ajuda a traçar o destino inevitável, mas também por vezes é feito sem, ou com poucas palavras - Pinter percebe que o público vai saber exatamente o que está a acontecer e assim abstém-se de ortografa-lo para nós. Assim como o verão, quente lânguido em que é definida a história, o filme move-se ao longo de um ritmo extremamente lento, com acontecimentos um pouco por todo o lado - e esta é a verdadeira beleza do argumento, que nos permite ver as relações desenvolverem-se entre os personagens, com nada a parecer forçado ou apressado (mas igualmente, nada arrastado) e a construção de um final que se adapta perfeitamente ao filme.
A direcção de Joseph Losey também ajuda a tornar o filme tão bom como é - de acordo com o argumento que capta a atmosfera de verão bem letárgico, especialmente na cena de barco, dando ao filme um sabor muito francês - a produção como um todo exala o natural surrealismo que parece mais dentro de casa. No que se tornou uma espécie de marca registrada de Losey, o filme possui alguns designs de som particularmente fortes - muitas vezes esquecido no cinema, é dado algum foco a algumas cenas sem utilizar música, mas ressaltando os efeitos sonoros cuidadosamente misturados de fundo - que é mais notavelmente eficaz na cena de abertura.
Três dos melhores actores ingleses participam no filme. Dirk Bogarde é capaz de habilmente mudar entre pai amoroso e professor assombrado, doente de amor, enquanto Stanley Baker está perfeitamente moldado como o seu colega, que parece ser capaz de superá-lo em todas as frentes. Um jovem Michael York interpreta o jovem estudante aristocrático e tem apenas o nível de constrangimento para o papel. O papel mais importante, contudo, é interpretada pela bela actriz francesa, Jacqueline Sassard, que transmite uma genuína carga erótica ao longo do filme, embora a personagem que ela interpreta seja aparentemente austríaca, que não se adequa bem à sua aparência ou sotaque que poderiam facilmente ter sido alterados sem prejudicar o enredo. 

Mega
Link  
Imdb

Sem comentários: