quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Aurora (Sunrise: A Song of Two Humans) 1927


Uma jovem mulher da cidade encontra refúgio numa comunidade rural isolada, onde imediatamente começa a ter um caso com um fazendeiro casado. Fascinado pela mulher sedutora, o agricultor negligencia a sua esposa e desperdiça dinheiro para impressionar a nova amante. Como as férias a chegarem ao fim, a tentadora mulher sugere que o agricultor deva vender a terra e voltar com ela para a cidade. Mas há um problema: o que é que o agricultor fará com a sua esposa? "Não poderia ela apenas ...afogar-se ...?
"Sunrise", clássico intemporal de Murnau, da redenção, da corrupção e do verdadeiro amor, é amplamente considerado como um dos mais requintadamente realizados de todos os filmes mudos, e sem dúvida um dos melhores filmes do século XX. Murnau traz a sua experiência como um dos principais realizadores da Alemanha dos anos 1920 aos métodos de produção de Hollywood, e o resultado é o retrato devastadoramente belo da falibilidade e da nobreza humana.
Embora a influência expressionista seja sentida por todo o filme, Sunrise é muito mais leve do que qualquer outro dos filmes anteriores de Murnau - na verdade algumas partes (como a busca errante do agricultor por um porco) são cómicas. "Sunrise" é um filme de contrastes - o humor muda de extremos, de intensidade dramática a farsa, e nunca temos a certeza de como vai acabar. Também tem uma forma poética impressionante, rivalizando com algumas das maiores obras da literatura na sua utilização eficaz e inovadora de imagens e simbolismos para transmitir um significado e emoções.

"Sunrise" também é um filme de grande realização técnica. Os recursos proporcionados por Hollywood permitiram a Murnau e aos seus diretores de fotografia, Charles Rosher e Karl Struss, experimentar e aperfeiçoar novas técnicas que dão ao filme um sentimento visual nunca visto no cinema. O uso habilidoso de superposição e movimentos de câmera extremamente fluidos dão uma certa substância, de um sonho, com imagens a dissolverem-se de uma maneira que parece captar o milagre e transitoriedade da existência humana.  
"Sunrise" foi distinguido na primeira cerimónia dos Oscares em 1929, onde ganhou três prémios (Melhor Actriz para Janet Gaynor, Melhor Fotografia e Best Unique and Artistic Picture). Foi também o primeiro filme a ser lançado com o som-no-filme (que incluía uma banda-sonora sincronizada por Hugo Riesenfeld).

Mega
Link 
Imdb 

Sem comentários: