quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

The Titfield Thunderbolt (The Titfield Thunderbolt) 1953


Esta é uma das comédias da Ealing menos conhecidas e embora não seja tão amada como os filmes mais famosos do estúdio, não deixa de ter a sua mordidela satírica, além de ser uma divertida e suave aventura que não irá chamar a atenção apenas aos amantes de comboios. 
Como é típico para a Ealing, é um conto sobre o espírito de comunidade. Quando os moradores de Titfield percebem que a sua aldeia idílica está prestes a ser arruinada por uma nova auto-estrada, devido ao serviço ferroviário britânico querer acabar com a linha local, decidem governar eles próprios a linha. Inevitavelmente uma combinação do seu próprio amadorismo, sabotadores que trabalham para a empresa de autocarros local e inspectores do governo rigorosos tornam a tarefa difícil, mas será que eles vão ter sucesso e salvar as suas casas?
Charles Crichton, de "Hue & Cry" e "The Lavender Hill Mob", colaborou mais uma vez com Tibby Clarke em "The Thunderbolt Titfield", lançado em 1953. A fotografia de Douglas Slocombe foi, no entanto, muito evocativa do interior de Inglaterra utilizado Technicolour pela primeira vez numa comédia da Ealing.
Feita já no periodo final das comédias desta produtora tem muitos dos seus atributos tradicionais - comédia satírica, alegria, a pequena-versus-grande história - mas envelheceu muito mais do que muitos dos seus "primos". Isto acontece porque o filme foi feito na Inglaterra rural, pouco antes desta mudar para sempre. Possui belos exteriores e uma aldeia estereotipada de personagens que parecem muito com o que era normal em 1953, mas que praticamente não existem hoje. Ainda assim é um título a ser visto.
Legendas em espanhol.

Mega
Link 
Imdb

Sem comentários: