segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A Maldição da Pantera (The Curse of the Cat People) 1944

Poucos títulos de filmes poderiam ser tão enganadores como "The Curse of the Cat People", um filme suave, meditativo sobre uma jovem menina e o seu amigo imaginário. Concebido apenas como outro filme de terror de baixo orçamento do produtor Val Lewton, uma sequela ao primeiro grande sucesso, Cat People, mas em vez disso, Lewton criou uma ode profundamente pessoal para a inocência da infância, da confusão e da solidão das crianças num mundo adulto que não compreendem. A jovem Amy (Ann Carter) é a filha dos heróis de Cat People, Oliver e Alice (Kent Smith e Jane Randolph, ambos repetindo os papéis do primeiro filme), agora casados depois dos trágicos acontecimentos do filme anterior. Apesar desta conexão tangível com o passado, o tom desta sequela está muito longe do melancólico e sombrio terror sobrenatural de Cat People.
Em vez disso, o filme é sobre o mundo de fantasia interior de uma criança solitária. Amy é uma menina isolada e distante, facilmente distraída das brincadeiras com as outras crianças, muitas vezes preferindo correr sozinha para fazer amizade com uma borboleta, por exemplo. Ela tem uma imaginação activa e um espírito livre, mas o seu encapsulamento vai aumentando no seu mundo próprio, o que preocupa o pai Oliver, que já viu o estrago que as fantasias vivas podem fazer. De facto, os problemas de Amy só são agravados por Oliver, que, ferido pelo seu passado, simplesmente repreendende-a e punindo-a quando julga que as suas fantasias foram longe demais. Praticamente corta as linhas de comunicação entre eles, explicitamente dizendo-lhe que ele não quer ouvir nada sobre as suas fantasias ou sobre o seu isolamento das outras crianças na escola.
Depressa ela descobre que a sua amiga imaginária, na forma de Irena (Simone Simon), a mulher gato mortal do primeiro filme, é a falecida esposa de Oliver. Mas, apesar de Simon volta a interpretar o papel de Irena - possivelmente um fantasma ou simplesmente uma invenção da imaginação da jovem - ela não é de todo a criatura intimadora que espreitava em Cat People. Vestida de belas e glamorosas ropuas, brilhando sob a luz do inverno gelado do quintal da família, Irena parece uma princesa de um musical da Disney. Com a sua voz melodiosa e ligeiramente estrangeira, Simon prova ser tão potente neste filme como era com o seu papel mais sinistro do seu antecessor. Ela é amiga de Amy, uma fonte de conforto quando a jovem tem de lidar com a maldade e a inconstância das crianças da escola ou as mensagens inconsistentes da paternidade que enfrenta em casa.
Na verdade, Amy encontra conforto e apoio em todos os lugares, menos na sua própria casa, onde os seus bem-intencionados pais não conseguem descobrir se há algo de errado com a jovem ou se ela é apenas uma criança comum. Amy é amiga da velha senhora Farren (Julia Dean), que vive numa mansão, assustadora e decrépita ao virar da esquina. Esta velha senhora dá à menina um "anel de desejos" (o anel do primeiro filme) e conta-lhe histórias de fantasmas como a lenda do cavaleiro sem cabeça. O próprio Lewton cresceu não muito longe de Sleepy Hollow, e do misto de fascínio e terror que Amy sente ao ouvir esta história, cuja idéia deve ter sido tirada da própria infância de Lewton. A Sra. Farren é interessante para Amy, mas a jovem não entende o que está acontecer nesta casa.
Apesar de "The Curse of the Cat People" dificilmente ser uma história de terror, a atmosfera sombria e beleza visual que as produções de Lewton nos habituaram, é muito possivelmente o seu pico de forma. O filme teve dois realizadores, ambos estreantes: Gunther von Fritsch, que foi demitido por causa da lenta pogressão do filme, e Robert Wise, que tinha feito a montagem de obras como Citizen Kane, e que só entrou neste filme para o completar. Há uma aura levemente estranha no filme, uma sugestão de algo assustador sob a sua superfície ensolarada suburbana, mas a única dica do filme ser sobrenatural está no caminho de Irena. Logo fica evidente que o verdadeiro perigo reside não com uma presença fantasmagórica a voltar para assombrar os vivos, mas com os problemas incompreensíveis e as emoções do mundo adulto.

Mega
Link
Imdb

Sem comentários: