quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Um Toque de Zen (Xia Nu) 1969



"A Touch of Zen" é considerada a obra-prima de King Hu, encontrando respeito no Festival de Cannes, vários anos depois de uma produção difícil, e abaixo do esperado nas bilheterias na sua Taiwan natal. Primorosamente equilibrando as demandas conflitantes do filme de artes marciais e a representação cuidadosa do drama humano, a obra-prima de Hu é ao mesmo tempo épica e intimista, fantástica e realista, instigante e repleta de acção.
Tudo começa no Ching Lu Fort, onde a mansão decadente do General Chun Luan é dita ser assombrada. Ku Shen-chai (Shih Jun) mora ao lado com a sua mãe (Bing-Cheung Yuk), e leva uma vida modesta fazendo retratos e caligrafias numa cidade vizinha. O seu mais recente cliente, Ou-yang Nin (Tien Peng), parece ter um interesse especial em qualquer pessoa que chegue à cidade recentemente, e provavelmente estaria particularmente curioso sobre Yang Hui-ching (Hsu Feng), que acaba de se mudar para a abandonada mansão, e é, de certeza, muito mais do que aparenta ser.

Há um grande número de coisas que King Hu faz e bem, em "A Touch of Zen", mas talvez o melhor seja a criação de um ar constante de intriga. A história oferece-nos mistérios, mas simplesmente perguntamos "o que são os ruídos que vêm da casa vazia" ou apenas "porque é Ou-yang parece tão interessado em Dr. Lu". O verdadeiro truque está em fazer a curiosidade de Shen-chai infecciosa, de modo que, como o filme acompanha as suas acções, o público sente-se na posição dele, olhando em volta dos cantos, seguindo personagens suspeitas, e de repente, descobrindo que nada é o que parece. Hu faz um bom trabalho a puxar os cordelinhos - mesmo que um monte de histórias de fundo acabem por ser um reprise de "Dragon Inn", um dos seus filmes anteriores.
O filme também difere de "Dragon Inn", do modo como a acção é apresentada, enquanto este tem uma abordagem relativamente realista bastante fundamentada, "A Touch of Zen" frequentemente segue para um caminho de lutas que são maiores do que a vida, apesar da idéia de fantasmas reais ser descoberta cedo. É muito fácil ver aqui as sementes para os filmes modernos do wuxia, a batalha numa floresta de bambu é um ancestral claro das mais famosas sequências em "Crouching Tiger, Hidden Dragon" mesmo que Hu implique algumas das proezas impossíveis em vez de mostrá-las diretamente.

Parte 1
Parte 2
Imdb 

Sem comentários: