terça-feira, 10 de setembro de 2013

Segredos e Mentiras (Secrets & Lies) 1996



Depois de anos a trabalhar na televisão britânica, e a fazer quatro filmes impressionantes, que incluíam "Bleak Moments" (1971) e "Naked" (1993), Mike Leigh estabeleceu-se internacionalmente como a versão britânica de John Cassavetes, com filmes sinceros de incalculável profundidade emocional e complexidade narrativa. Aqui, Marianne Jean-Baptiste interpreta Hortense Cumberbatch,  uma optometrista negra de vinte e poucos anos, que vive em Londres, que traça a sua árvore de família depois da morte da mãe adoptiva para descobrir que a mãe biológica é uma mulher da classe trabalhadora chamada Cynthia Purley (Brenda Blethyn). Leigh passou muitos meses de preparação com os atores fazendo workshops de improvisação, a fim de criar um argumento que carregasse um sentido super-natural de realismo e verdade elementar. A sua peça central é um shot ininterrupto de 8 minutos, do encontro entre Hortense e Cynthia num restaurante vazio, para um chá onde as paredes das defesas começam gradualmente a ruir quando a verdade da sua relação é revelada. Todo o desempenho do brilhante conjunto de atores, que inclui Timothy Spall e Phyllis Logan, é uma coisa rara de autenticidade dramática. Blethyn e Jean-Baptiste são extraordinárias na sua contenção, humor, e espontaneidade. Muito mais do que apenas uma história comovente dos laços que unem a humanidade e a forma como nos revelam a nós mesmos, "Segredos e Mentiras" (1996) é uma obra impressionante de um génio cinematográfico.
Leigh desenvolve a história lentamente, introduzindo-nos a cada personagem, e, através de acções e de diálogos, permite-nos saber mais sobre suas vidas. Não são fatos e detalhes alimentados à força. Não há flashbacks nem há uma narração. O filme é realizado num estilo quase documentário. Do início ao fim, Segredos e Mentiras é excepcionalmente bem pensado. O impacto emocional é crucial para o sucesso do filme. Leigh emprega uma única câmera, shots inéditos para facilitar o desenvolvimento dramático, deixando a profundidade das emoções serem atiradas para fora na tela.
Brenda Blethyn ganhou o prémio de melhor atriz em Cannes pela sua ousadia, o retrato emocionalmente nu de Cynthia, embora seja dificil destacar actores neste elenco.Leigh tem uma história de tirar o máximo proveito dos seus artistas (tal como já tinha acontecido com David Thewlis em Nu). Com Segredos e Mentiras, Leigh superou as suas consideráveis ​​conquistas em "Life is Sweet" e "Naked". Ganhou a Palma de Ouro em Cannes num ano em que a concorrência era arrasadora: Lars Von Trier, Cronenberg, Altman, Kaurismäki, Hou Hsiau-hsien, Bertolucci, Irmãos Coen, Cimino, Raoul Rouiz, Audiard e Téchine, além de ter conseguido ainda o prémio de Melhor Actriz e um do Júri neste mesmo festival. Secrets and Lies foi também o primeiro filme de Leigh a ser nomeado para os Óscares: cinco nomeações, incluindo Melhor Filme, Actriz e Actriz Secundária, e ainda duas para Leigh (Melhor Realizador e Melhor Argumento Original. 

Sem comentários: