domingo, 8 de setembro de 2013

Grandes Ambições (High Hopes) 1988



Cyril (Philip Davis) é um mensageiro de bicicleta de 30 e poucos anos, algo preguiçoso, mas responsável, com um pouco da marxista, mas os seus ideais parecem estar a desaparecer sob o peso do thatcherismo. Vive com a namorada Shirley (Ruth Sheen), e embora os dois tenham algumas diferenças sobre o assunto de ter filhos no seu relacionamento é geralmente amorosa e solidária. Também temos a mãe de Cyril (Edna Doré), uma mulher idosa que se sente perdida e negligenciada. As partes do filme que giram em torno destes três personagens fazem tocar no drama do estilo que normalmente associamos a Mike Leigh. Personagens que são imperfeitas, mas tentam, e mesmo que nem sempre o seu melhor, mas são simpáticas e cativantes.
Depois de um enorme sucesso de 17 anos a trabalhar na televisão, Mike Leigh voltou ao cinema com este filme, discreto drama inquietante e magistral ainda que afetado suavemente, em que seguimos um socialista profundamente cínico e a sua namorada para sobreviveram na Grâ-Bertanha de Thatcher. 
Como a maioria dos filmes "slice-of-life", há mais sub-trama do que trama. Há muito mais superficialmente do que o que aparenta. Descobrir o quê, é apenas um dos muitos prazeres de ver este filme. Do começo ao fim, há uma gloriosa sensação tão natural a tudo que acontece, tudo o que essas pessoas dizem e fazem - as aspirações e afectos, esperanças e decepções sempre soam a verdadeiro. E talvez esse seja o ponto de vista de Leigh. Talvez a nossa disfunção seja simplesmente uma condição e não tanto um problema. Talvez estes personagens - como tantos de nós, não são tão disfuncionais como parecem.
High Hopes é um grande comentário miserevalista de Mike Leigh sobre as classes e mudanças sociais no final dos anos 80, em Londres.  
Legendas em inglês.

Link 
Imdb 

Sem comentários: