sábado, 7 de setembro de 2013

Bleak Moments (Bleak Moments) 1971



Este filme de estreia promissor de um dos mais aclamados criadores teatrais da Grã-Bretanha já contém as sementes de outros sucessos posteriores, como "Abigail’s Party" e "High Hopes". Como as suas obras subsequentes, foi desenvolvido a partir da improvisação estendida e da pesquisa com os seus atores. Uma galeria brilhantemente concebida de Mike Leigh de tipos suburbanos é uma antologia de identidades defeituosas, abraçando momentos do intransigente e sombrio sul de Londres, da existência de uma funcionária tímida dos subúrbios, Sylvia (Anne Raitt), que, desinteressadamente, trata da sua irmã com deficiência mental, Hilda (Sarah Stephenson).
Sentindo-se presa no desespero silencioso e absurdo frequente de uma vida insatisfatória, a solteirona álcoolica procura desesperadamente o contato com outras pessoas, alternando a sua atenção entre um professor, Peter (Eric Allan), e um aspirante a cantor folk , Norman (Mike Bradwell) que aluga a sua garagem. Peter pede a Sylvia para jantar com ele, e ela aceita. Esta saída acaba por ser uma experiência dolorosa e humilhante antes de a noite acabar. Hilda entretanto, é deixada aos cuidados da colega de trabalho de Sylvia, Pat (Joolie Cappleman) e a sua mãe (Liz Smith). Debaixo deste ambiente de ácido também há alguma simpatia, e uma visão perturbadora da sociedade social e política repressiva da Grã-Bretanha.
A sensação de Leigh para a representação já é óbvia neste primeiro filme, que foi adaptado a partir da sua própria peça de teatro. Estes atores comunicam muito através das nuances das suas performances, a forma como eles interagem, os longos e desconfortáveis ​​silêncios que deixam pendurados. Mas Leigh também exibe uma imaginação cinematográfica interessante ​​que às vezes é esquecida no foco da sua facilidade com os atores e a sua sensibilidade realista. Bleak Moments é um bom começo para a carreira de Leigh, um retrato normalmente sensível, humanista do sofrimento e da tristeza que é tão sintonizado com os pequenos prazeres e as pequenas esperanças de uma vida normal, tal como para os momentos sombrios do título.
Legendas em inglês.  

Link
Imdb

Sem comentários: