sábado, 21 de setembro de 2013

A Moment of Innocence (Nun va Goldoon) 1996



A Moment of Innocence funciona menos como um típico filme de Mohsen Makhmalbaf e mais como um dos seus colegas de filmes de auto-reflexões, como do compatriota Abbas Kiarostami, And Life Goes On (1992) e Através das Oliveiras (1994). É um filme sobre o próprio cinema, mas não é como os filmes de Hollywood sobre cinema que simplesmente criam piadas sobre o negócio. O filme de Makhmalbaf é sobre como a vida é capturada no cinema e como podemos tirar algo disso.
A história de fundo aqui é muito importante. Quando Makhmalbaf tinha 17 anos, era um lutador revolucionário contra o Xá e, com a ajuda da sua namorada, esfaqueou um policia e foi parar à prisão. Cinco anos depois, saiu e tornou-se um realizador. Em 1996, Makhmalbaf convidou o próprio policia que esfaqueou a participar no seu mais recente filme. A trama de A Moment of Innocence tem o policia e Makhmalbaf interpretando-se a eles mesmos, e a fazer um filme. Lançaram dois jovens actores para se interpretarem a eles como jovens, e reencenarem a cena do esfaqueamento. Por algum tempo nós alternadamente seguimos os dois homens e os seus homólogos mais jovens e aprendemos mais sobre o evento a partir de diferentes pontos de vista. Um detalhe que surge e é muito diferente nas duas versões. À medida que se aproxima a cena do esfaqueamento, a diferença entre o filme e a vida real torna-se turva. Quando o filme termina, o freeze frame numa determinada imagem resume tudo. 
Kiarostami parece estar mais em contato com o próprio cinema. Os seus filmes são baseados no realismo, mas no final se tornam-se tão cinematográficos e elegantes como qualquer filme de Alfred Hitchcock. Makhmalbaf é mais elegante, inventando imagens potentes e coloridas para encher o ecrã, mas mantendo os seus personagens simples e universais. A Moment of Innocence é algo como um desafio para ele. Isto lembra-nos Close-Up (1990), um filme de Kiarostami feito sobre um acontecimento da vida real que envolveu Makhmalbaf. Parece que Makhmalbaf foi inspirado por esse filme e queria responder com alguma coisa desse género. Mas A Moment of Innocence é mais do que apenas um rip-off de alguma boa idéia. É um filme inspirado na sua própria vida.

Link
Imdb

Sem comentários: