segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Nu (Naked) 1993



Johnny (David Thewlis), o vagabundo, personagem central de "Naked", de Mike Leigh, emite um profundo desafio para a identificação do público desde a sua primeira aparição na tela: nos minutos iniciais do filme, ele violentamente viola uma mulher contra uma parede do beco, fugindo depois pelas ruas sombrias, até que se depara com um carro sozinho, que acaba por roubar. Ele, para dizer a verdade, não é um protagonista especialmente agradável, mas Leigh, no entanto, treina a câmera para ele, fica com ele e com os outros personagens oprimidos que encontra nas suas caminhadas. Johnny não necessariamente fica mais agradável, mas ele acaba por se tornar mais simpático, mais complexo, até mesmo em alguns estranhos momentos assume a voz da moral do filme. Num deserto urbano que oferece poucas oportunidades - e nenhuma que o inquieto e irritado Johnny gostaria de considerar - a loucura de Johnny sobre a exploração política, pobreza, e a realização de apocalípticas profecias bíblicas em forma de código de barras começam a soarO filme é ancorado pelo desempenho destemido de Thewlis, que investe uma enorme energia neste Johnny desequilibrado, tirando tanto da sua ira universal sem direção, como dos seus surpreendentes (e muitas vezes de curta duração) momentos de carinho e ternura para com os companheiros do ghetto. A câmera de Leigh persiste em Thewlis e nos outros atores para revelar closeups que apanham este grupo expressivo de atores (Karin Cartlidge, Lesley Sharp) no seu ser mais transcendente. O filme é uma crítica social mordaz da classe trabalhadora de Londres, por curvas fechadas, é absolutamente brutal, como levar com um martelo na cabeça.
O objetivo de Leigh no filme é simplesmente de transmitir uma brutalidade impulsionada pela desolação e a questão da existência. De certa forma, esta obra também é como a "Odisseia" de Homero, que foi referenciada no filme, já que é sobre a jornada de um homem através de Londres na tentativa de encontrar respostas sobre a humanidade, desafiando as pessoas com a sua visão do mundo. O tratamento do filme às mulheres será definitivamente algo que muitos das suas telespectadores do sexo feminino irão ficar ofendidas, mas não será tão sexista já que algumas das suas personagens são heroínas .
Leigh é conhecido por fazer os seus filmes, primeiro juntando os seus atores, e não fazendo um argumento para deixar os atores improvisarem. Esta improvisação parece funcionar onde os atores têm um senso próprio naquilo que querem fazer para o personagem, permanecendo fiel à história. Poderia ter uma visão sombria sobre o mundo e a humanidade , principalmente na Grã-Bretanha pós-Thatcher, mas Leigh decide tentar encontrar algum vislumbre de esperança nos olhos de um homem.Escrito pelo improviso de Leigh, os pontos de vista que estão no argumento têm o seu estilo de direção, uma vez que apontam para uma abordagem corajosa e bruta que faz com que o público fique desconfortável. Leigh é definitivamente confrontado com este estilo de direção logo nas escolhas de exteriores para Londres e Manchester, que são inspiradas pelo fato de que ele se recusa a mostrar qualquer tipo de monumentos ou rua famosa. Em vez disso, Leigh vai para o centro da questão, mostrando lugares deprimentes e ruas sujas. É realmente um filme das ruas . Ajudando Leigh a captar esta visão está o seu antigo diretor de fotografia Dick Pope, que traz uma qualidade natural granulada ao filme sem qualquer tipo de luz artificial ou qualquer coisa brilhante.


Link
Imdb

Sem comentários: