segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Os Insaciáveis (The Carpetbaggers) 1964



A tagline original para The Carpetbaggers declara: "Este é o entretenimento adulto!" Mas o que constituiu "entretenimento adulto", em meados da década de 1960 era complicado para os Códigos de Produção, Hollywood gerou diretrizes de padrões e normas para o conteúdo dos filmes no auge da era dos estúdio. Em 1964, no entanto, o Código foi sendo desafiado por uma série de prestígiosas adaptações teatrais e literárias, e a forma mais prevalente de entretenimento "adulto", lançado por Hollywood foi exemplificado por filmes como The Carpetbaggers.
No entanto, ao mesmo tempo que promete conteúdos "adultos", tais como situações sexuais explícitas, diferentes graus de nudez e violência gráfica, The Carpetbaggers não pode escapar inteiramente ao código de ética, e oferece esses elementos apenas superficialmente. Típico das tentativas da indústria na altura de gerenciar o conteúdo polémico, oferecendo uma trama simplista, as relações sexuais relativamente castas e uma moralidade pesada. 
Adaptado de um romance de Harold Robbins (declaradamente inspirado na vida de Howard Hughes), o filme começa nos anos 20, com o jovem Jonas Cord (George Peppard) a tomar conta do negócio químico da família depois da morte repentina do seu pai (Leif Erickson), causada por um ataque cardíaco. Jonas insensivelmente dá a notícia à sua madrasta e ex-namorada, Rina (Carroll Baker), que trocou Jonas pela riqueza e poder do seu pai. Jonas nunca lhe perdoou ou ao seu pai pela traição e anuncia que vai-se vingar na altura que lhe apetecer. Aqui, a excitação do desejo sexual incestuoso e sede de sangue combina com uma clara referência ao drama grego clássico numa curiosa mistura de drama, suspense e sexo que só Hollywood poderia fazer.
O que significa o sucesso, segundo The Carpetbaggers? Poder, dinheiro e sexo. Hollywood tem frequentemente tentado dramatizar a questão, muitas vezes utilizando a própria instituição de Hollywood como o ponto focal. Superficialmente, The Carpetbaggers é um filme inofensivo, um estimulante suave, possivelmente exagerado na adaptação de um romance com o mesmo sentimento. E ainda assim este filme aborda tanto e replica elementos mais obscuros da crueldade do American Dream, da ganância e do vazio moral do capitalismo de questões ainda no centro do debate nacional e da consciência popular. 

Link
Imdb

Sem comentários: